quinta-feira, 31 de outubro de 2013

TENTATIVA DE SALVAMENTO II

A história começa aqui
E agora:

Ela está brotando!
Ela está brotando!

Ela está brotando!
Ela está brotando!



Que galhinho mais forte/frágil!!!!




Ela está brotando!

Ouviu meus gritos, minhas palmas, me viu dançando no meio do quintal? Me emocionei, abracei a árvore, fotografei... estou estourando!

Quanta alegria! Vontade de colocar algo em torno desses brotinhos para que fiquem protegidos e cresçam fortes e saudáveis!

Ela vai conseguir, ela vai conseguir, ela vai conseguir!!!!!

***
A Du, do blog “milpudriqueiras” (aqui), se colocou a pesquisar o nome da nossa árvore me incentivando a fazê-lo também.
E, acabei por descobrir é FEDEGOSO - Senna macranthera.   Incrível, é “Senna” o meu sobrenome! É uma árvore da família!

Aqui tem fotos de um exemplar com suas flores.

23 comentários:

  1. Egléa, я так рада! Это настоящее чудо! Поздравляю!
    Egléa, eu estou tão feliz! É um milagre! Parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Flea!
      É de fato um milagre!
      Um abraço!

      Спасибо, Блошиный!
      Это действительно чудо!
      Обнять!

      Excluir
  2. Ai que bom amiga, fico feliz de acompanhar esta saga pela vida da sua arvore. Não seria um ipê amarelo?beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não Dária, não é um ipê. Temos ipês aqui também mas, foram plantados por nós. Esta árvore é nativa.
      Um abraço!

      Excluir
  3. Egléa, querida, só mesmo você para conseguir que tão ferida árvore voltasse a florescer... para te agradar!
    É o que sinto quando leio aqui as tuas interessantes conversas... se eu estiver menos bem, fico logo melhor só de ler com a graça e alegria com que escreves!!!
    Ainda vais ter uma bela árvore bem frondosa no teu quintal.
    Um grande beijo da
    Teresinha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, muito obrigada mesmo Teresinha!
      Que os anjos protetores dos vegetais te ouçam e esta menina continue se recuperando.
      Um abraço!

      Excluir
  4. Eu acho que sua árvore é uma sibipiruna. A Frase eu li no livro da padre Fábio de Melo, Tenho gráfico das florzinhas, acho que não dou conta de fazer o pap.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fui olhar imagens da sibipuruna. Não é não. As folhas são muito diferentes. ainda descobriremos!
      Publique o gráfico, por favor!

      Excluir
    2. Uma hora nós vamos descobrir a nome dela, vamos chutando e vc vendo seria uma A tipuana e a erva-de-passarinho? Vendo o gráfico não é o desta florzinha. vou fazer um. acho que dará pra vc entender.

      Excluir
    3. Fiz uma pesquisa e a que achei mais parecida é "canafistula senna". Tinha que ser "senna", não é? Meu sobrenome!
      Aguardo o grafico!
      Obrigada!

      Excluir
    4. Conhecida como MANDUIRANA, aqui tem muitas e estão todos floridas e Sibipiruna também. A cidade esta amarela.

      Excluir
    5. Achei a árvore que vc cita aí, nome popular de Cassia -Manduirana é outra.

      Excluir
    6. Agora é definitivo: "fedegoso senna" Ufa!
      Obrigada, você me incentivou a pesquisa!

      Excluir
    7. kkkk se minha mãe ver sua árvore ela vai arrancar, ela tinha ódio do tal do fedegoso lá na fazenda, colocava a gente pra arrancar antes de dar semente. Mais era aqueles que são pragas e remédio, conforme a minha pesquisa ótimos pra cólicas.

      Excluir
    8. Obrigada por me citar no blog, tem uma blogueira em Portugal, que vive me perguntando nome de plantas que ela não conhece e eu vá procurar até achar. Agora essa de Fedegoso, nunca imaginei, pq conheço um fedegoso que é baixinho, rasteiro, mas pensando bem as flores são iguais.

      Excluir
  5. Estou satisfeito com você! Esta é uma notícia muito boa! :)
    Abraço: Palkó

    ResponderExcluir
  6. Os brotinhos nesse tom de verde tão lindo são o jeito de a árvore agradecer pelos cuidados. Ela ficará bem!
    :)

    ResponderExcluir
  7. Que maravilha! Que venham os brotos com muita saúde! Que coisa! Eu acho que aqui em Porto Alegre tem muitas destas árvores, mas não identifiquei com a tua. Aqui, elas são enormes, com os troncos bem grossos. Vou confirmar se é a mesma. Manda um beijo meu para ela e diz que também estamos torcendo por ela aqui de longe! Bom começo de semana! Bjinhos!

    ResponderExcluir
  8. Que belo rebento! Parece muito saudável e vibrante.

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita!
Seu comentário é importante para mim!
Um abraço
Egléa