quinta-feira, 28 de março de 2013

AGULHA ASA - FALSO AJOUR


Pois é, fui convidada pelo Atelier Flor de Manacá, aqui da minha cidade, para um workshop das maquinas Brother. Encontrei muita gente talentosa, uma exposição de patchwork com lindos trabalhos e uma super gentil representante dessas máquinas de costura/bordado.
Lá, conheci também, a “agulha asa” da Singer que pode ser usada na minha Janome. Adoro estas democracias!

 A esquerda a asa e a direita a agulha normal.

Esta agulha tem umas abinhas que fazem um buraco maior no tecido. Faz um falso ajour e podemos, simplesmente com a troca de agulhas, obter uns resultados bem interessantes: bainhas, pregamentos e outros usos que nossa imaginação determine. É grossa, para ser usada em tecidos mais encorpados. Seu uso deve ser associado com alguns pontinhos fantasia; preferencialmente aqueles em que várias perfurações são feitas num mesmo lugar. Eu a utilizei, no pregamento da barrinha de ponto cruz, mostrada no post anterior.

Fiz um pequeno mostruário dos resultados. Em vermelho, a costura com a agulha normal e, em azul, com a asa.



As fotos, infelizmente, não mostraram, muito bem, as possibilidades dessa ferramenta mas, garanto que vale a pena! Em tempo: não sou “velhota propaganda” de nenhuma das três marcas de máquina de costura/bordado, viu?

Em tempo, importante: com a asa, em sua máquina de costura, não utilizar o enfiador automático de linha pois, corre o risco de quebra-lo, enfiar a linha pelo método tradicional!

Gostaria de saber de outras experiências com esta agulha... você tem alguma para partilhar comigo?  

45 comentários:

  1. Bom dia. Posso colocar na Brother essa agulha? Gostei do resultado, vou ver se acho por aqui.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode sim Marcia, a representante da Brother foi quem deu a dica lá no tal workshop. Ela estava usando só máquinas da Brother.
      Depois você me conta sua experiencia, está bem?
      Um abraço!
      Egléa

      Excluir
  2. Olá ...

    Vim conhecer seu blog e já estou seguindo!
    Parabéns por seus trabalhos.
    Venha me fazer uma visita!

    Bjs
    Izildinha
    www.cantinhodaizildinha.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. OLHA... EU NÃO TENHO EXPERIÊNCIA COM ESSA AGULHA PRA COMPARTILHAR MAS UMA COISA, NÓS TEMOS PRA COMPARTILHAR EM COMUM: VONTADE DE APRENDER, SEMPRE!
    PARABÉNS PELA CONQUISTA, COLEGA! NADA COMO TERMOS NOSSOS DONS E TALENTOS RECONHECIDOS.
    ARRASA, MINEIRA! ;)
    DESEJO A VOCÊ E FAMÍLIA UM LINDO FINAL DE SEMANA E UMA PÁSCOA FELIZ E ABENÇOADA!
    ABRAÇÃO PROCÊ, CONTERRÂNEA!
    AH... TE ACHEI NO FACEBOOK. "DONA GAM", TÁ POR LÁ TAMBÉM! ;) KKK
    INTÉ, INTÃO!

    ResponderExcluir
  4. Gostei muito da dica, faz um acabamento lindo.
    A minha máquina de costura só faz zigue-zague, o que é uma pena, mas que sabe não me anima a comprar uma máquina com mais recursos...
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anime-se! O leque de opções para trabalhos abre bastante...
      Um abraço!
      Egléa

      Excluir
  5. Egleá,
    não conhecia essa agulha...
    será que serve em qualquer máquina???
    vou procurar saber...
    obrigada por compartilhar esses segredinhos

    abraços de MF

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acredito que sim Maria Filomena... se sua máquina aceita as agulhas comuns da Singer e faz pontinhos deve aceitar sim.
      Um abraço!
      Egléa

      Excluir
  6. Que bacana amiga, não entendo muito mas já vi que faz um trabalho fabuloso e na suas mãozinhas de fada com certeza vai ser um sucesso.
    Que fofura seus trabalhos querida, amo essas coisinhas. Sempre fico ciriosa para ver uma nova postagem sua hehe.
    Parabéns!!
    Aproveito para lhe dar um abraço especial de feliz páscoa e que os coelhinhos tragam muita luz e paz no seu coração.
    Beijos, MELISSA E ALECRIM

    ResponderExcluir
  7. Gostei das dicas. Há algum tempo comprei uma agulha dessas mas não sabia usar. Valeu. bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você vai gostar da brincadeira... é bem interessante mesmo!
      Um abraço!
      Egléa

      Excluir
  8. Oii,amiga !!!

    Páscoa , renascimento... vida !!! Que o Cristo ressuscitado esteja presente em todos os seus dias.

    Feliz Páscoa !!!!

    Beijnhos

    Ana

    ResponderExcluir
  9. Own... que fofo o mostruário! Como não entendo nada de costura, só o mostruário pra mim já é de uma riqueza sem fim" ;)

    ResponderExcluir
  10. Egléa, que perfeição!!! Que máquina é essa que faz esses pontos tão lindos?
    Também gostei muito da aplicação feita com bastidor.
    Lindo!
    Um beijo da
    Teresinha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei, Terezinha... minhas maquinas são Janome tanto a que faz os pontinhos como a bordadeira computadorizada.
      Um abraço!
      Egléa

      Excluir
  11. Gente que coisa boa estas agulhas, segunda já estou procurando. Obrigada pela dica. Também tenho o meu jeitinho Mineira.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Garanto que você vai se divertir bastante com ela... os resultados são bem interessantes.
      Um abraço!

      Egléa

      Excluir
  12. Acabei de aprender mais uma! Nunca nem tinha ouvido falar dessa agulha. Vou tentar fazer algo com ela.

    Bjs

    ResponderExcluir
  13. Que maravilha essa agulha, já vou logo procurar,quando faço o crochet no tecido sempre tiro um fio pra ficar fácil da agulha entrar, com essa abinha não vou precisar mais, além do mais os pontos irão ficar bem uniforme. Amei.

    ResponderExcluir
  14. Cont....
    Moro em Sao Paulo capita e comprei ontem uma unidade dessa agulha na Fadimex.Eles estão no facebook.Comprei, paguei 9,00 e já chegou.Vou experimentar, fotografo e ponho aqui...se der certo é claro..rsrrs.
    Um abraço a todas.

    ResponderExcluir
  15. Ola, perguntei direto ao fabricante ...a Singer e como sempre eles responderam p.meu email.
    "
    Glaucia Persevalli de Rosa01/08/2013
    Boa tarde, Senhora Glaucia, agradecemos o contato. Podem ser utilizados com a agulha asa, geralmente os pontos mais abertos, quando ao tecido, tem que ser um tecido com tramas mais fechadas, como exemplo, percal fio 180 ou 200 fios (pano de prato). A dica é colocar entretela no avesso do tecido. Para colocar agulha, deve soltar mais o parafuso da agulha para encaixar melhor. Estamos à disposição. Atendimento Singer.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Depois que experimentar me conte! Tenho certeza que você vai amar!
      Eu, como prego barras grossas nos panos de prato não uso entretela e, dá certo.
      Um abraço!

      Excluir
  16. Comprei essa agulha de asinha, mas não serviu na minha máquina Singer, uma 247 de 1977. Fiquei triste, já tinha mil ideias na cabeça....

    ResponderExcluir
  17. Foi isso não, a agulha não encaixou no lugar onde fica presa, e quando vou costurar ela bate na peça debaixo, onde laça a linha da canelinha. Mas sou teimosinha e vou tentar de novo, vou lá na assistência verificar. Vou passar uma mensagem pra Singer pelo Facebook , eles são bem atenciosos. A Agulha é da marca Singer. Obrigada

    ResponderExcluir
  18. Olá! Usei essa agulha na minha Brother CP 7500 e o resultado é maravilhoso!! Fiz um guardanapo com o ponto caseado na barra com canto mitrado.Ficou lindo! Como faço para postar a foto?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom! Fico muito contente! como postar? Chiiiiii.... não sei. Me mande via email e vou ver se consigo, ok? jeitomineiro.bordados@uol.com.br
      Um abraço!

      Excluir
  19. Amei seus trabalhos, mas qual o nome da linha que eu posso usar para ficar com esse acabamento mais bonito. Aguardo resposta!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, "Anonimo"!
      Uso linha de costura comum, aqueles cones comprados em qualquer armarinho.
      Sucesso! Um abraço!

      Excluir
  20. ola ,gostaria de saber se a maquina precisa fazer algum ponto de bordado ou a agulha para ponto ajour serve em qualquer maquina??

    ResponderExcluir
  21. Olá , essa agulha de ponto ajour serve para qualquer maquina ou tem que ter algum tipo de ponto diferente??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Mathilde!
      Sim, ela só funciona se a maquina faz aqueles pontinhos fantasia onde um mesmo lugar é perfurado várias vezes. Caso contrário ela não faz um orifício maior no tecido.
      Boa sorte!
      Um abraço!

      Excluir
  22. Olá, ganhei essa agulha de uma amiga que tem um modelo de Brother (mais sofisticado). Segundo ela, daria para usar em qualquer máquina. Mas não dá. A máquina precisa ter pontos decorativos parecidos com pontos ajour. Testei na Janome 2008 e não deu certo. Você diz usar em sua Janome, em qual modelo? poderia me informar?
    Abs,
    Helena

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A minha máquina é a Janome 3160 QDC . Esta agulha funciona muito bem nos pontos onde a maquina faz várias perfurações num mesmo local.
      Mandei resposta, via email, para você. Espero ter ajudado!
      Um abraço!

      Excluir
    2. Muito obrigada. És uma querida!!!
      Beijos

      Excluir
  23. Boa tarde! Gostaria de saber se posso colocar essa agulha numa máquina singer industrial.
    Obrigada.
    Isaura

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sei, Isaura...não sei mesmo. Nunca trabalhei com máquina industrial. Não tenho a menor intimidade com estas máquinas... talvez você possa mandar um email para o SAC da fábrica da sua máquina perguntando.
      Desculpe não poder ajudar.
      Um abraço!

      Excluir
  24. Ola pode ser usada na elgin as antigas

    ResponderExcluir
  25. Respostas
    1. Nas lojas especializadas (aqui as chamamos "armarinhos) em produtos para costura.
      boa sorte e um abraço!

      Excluir
  26. Comprei duas agulhas 120/19 e quando fui colocá-la na Singer Bella, a agulha não entra de jeito nenhum; já afrouxei o parafuso, virei a máquina do avesso e ela não cabe ali. Algu´m tentou tb numa máquina Bella ?

    ResponderExcluir
  27. Gostaria de saver se agulha 2040 serve na maquina 247 singer?

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita!
Seu comentário é importante para mim!
Um abraço
Egléa