segunda-feira, 2 de fevereiro de 2015

BORDADO EM TECIDO QUADRICULADO - TUTORIAL 4

Dizer que é lindinha e mega fácil é me repetir.
Como direi então?
Já sei! Direi que “enche os olhos” e que “é de execução muito simples”. Parecerá minha avó falando mas, tudo bem.
Deixando as brincadeiras de lado vamos às agulhas, linhas e quadradinhos.


Marque, com um alfinete, o centro da tira de tecido para que os losangos fiquem igualmente distribuídos nas duas metades.
Isto é realmente necessário? Não, de forma alguma, pode fazer sem observar o centro mas, eu acredito que certos caprichos fazem a diferença e, a cada exposição dos panos de prato do nosso Grupo de Costura, comprovo que isto é uma verdade. Já estamos conhecidas como a turma que “faz bem feito” e com capricho. Então, deixe de preguiça e marque o centro, tá?


Faça os losangos com quatro quadradinhos em cada lado e complete com um no centro.

Para o trevinho de quatro folhas, do centro, vamos iniciar em uma da perninhas da cruz, do centro do losango, e passar por dentro das perninhas dos dois X que estão antes das pontas dos losangos.


A imagem explica melhor que as palavras.


Para cada pétala passe a linha duas vezes.


O detalhe de como o bordado  terminou igualzinho dos dois lados.


Quando ela for costurada, num pano de prato, será observado a dobra  do excesso de tecido para que fique exatamente igual dos dois lados. É a tal da diferença!

Até a próxima segunda feira com outro tutorial!


7 comentários:

  1. Vendo seus bordados xadrez duplo, lembrei que tenho vários panos aqui pra bordar. Só faltando tempo.
    Esse em especial já fiz um joguinho americano verde pra minha casa. Ficou muito lindinho e delicado.

    ResponderExcluir
  2. This looks very beautiful , the little stitches form a lovely design , great tutorial !! Hugs Sheila

    ResponderExcluir
  3. Oi, Egléa!
    Você tem razão é de encher os olhos e de fácil execução.
    Lindo trabalho!
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Très très beau bonne journée Marie-Claire

    ResponderExcluir
  5. Amei. Fiz esse ontem, foi meu primeiro contato como o bordado em tecido xadrez. Estou apaixonada. Obrigada por compartilhar seu conhecimento conosco. Que Deus te abençoe imensamente.

    ResponderExcluir
  6. Gostei muito de sua explicação no bordado xadrez. Acho fácil, prático e bonito. Continue nos oferecendo esses trabalhos. Grata pela gentileza.

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita!
Seu comentário é importante para mim!
Um abraço
Egléa