sexta-feira, 18 de outubro de 2013

AULA DE BORDADO LIVRE A MAQUINA - cap 2

CAPÍTULO II – AULA DE BORDADO LIVRE A MAQUINA

  
Minha mestra passou, um risco simples, para o tecido, usando o processo do carbono.

Como sou uma iniciante, a Margarida me orientou usar o bastidor.

O dela é este aí, simples e já alargado, pelos anos de uso. Para compensar, ela enrolou, nele, uma tira de pano para que fique mais justo. Funciona.


Tecido bem esticado, como um tamborim, ela começa.


A primeira florzinha será em ponto matiz.

Inicialmente, o contorno e, depois, o preenchimento. Para esta demonstração a linha usada foi uma matizada.
A precisão e o domínio da máquina é de deixar qualquer um boquiaberto.



A segunda florzinha foi em ponto “cheio vazio”, como ela o batizou.


A terceira, em ponto alinhavo.


Folhinhas em ponto cheio.
Umas só com contorno simples e outra com contorno em ponto cheio.


Uma das folhinhas foi bordada em ponto cheio dividindo a folhinha ao meio e um “ponto arroz” no centro. Perdi esta foto...

Caule com "ponto arroz". A precisão dela nos movimentos é inacreditável. Faz, refaz e faz novamente, o mesmo ponto, sem errar!


Um contorno usando linha contrastante para eu ver como fica desta forma.


Avesso (sem entretela!!!!!)


No final, como me encantei com seus carretéis de linha “vintage”, ganhei um presentinho.


E, ainda teve cafezinho, acompanhado de “quitandas” caseiras! Afff!

Sou mesmo uma felizarda sortuda! Conhecer a Margarida “por acaso”, poder participar desta aula particular e, além de tudo, ganhar uma amiga!
Tudo de bom! Obrigada meu Deus, obrigada!

Agora, é caprichar no treino, para conseguir algum resultado. Estou animada!

16 comentários:

  1. Egléa, admiro quem domina a máquina e chama-a por tu.....
    Isso é muito treino....

    sucesso na nova empreitada, com beijos de MF

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada!
      A Margarida me forneceu o "como plantar", o resto é comigo.
      Um abraço e bom fim de semana!

      Excluir
  2. Que delícia de aula, Egléa! Eu nunca vou bordar à máquina, pois me acho uma negação, mas que deve ter sido lindo participar da criação das florzinhas... ahhh.. deve mesmo! Sem falar no café, presentinho e boa conversa ao final, não é mesmo?
    Minha mãe tinha tantos carreteis iguais a esse! Perderam-se pela vida... saudade!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De fato, Jussara, foi uma tarde preciosa,dessas que a gente guarda no cofrinho das recordações de mais valor.
      Não diga "nunca", a gente não sabe como será o amanhã... e você possui habilidades, quem sabe, de repente...
      Um grande abraço e bom fim de semana!

      Excluir
  3. Amazing! Incrível ... :)
    Estou ansioso para você eo que você faz! :)
    Abraço: Palkó

    Csodálatos! Hihetetlen... :)
    Kíváncsian várom, hogy Te mit készítesz majd! :)
    Ölelés: Palkó

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aula preciosa! Começo o treino hoje!
      Um abraço! Bom fim de semana!


      Előadás drága! Start képzés ma!
      Egy ölelés! Jó hétvégét!

      Excluir
  4. BOM DIA, COLEGA EGLÉA!
    QUE AULA MAIS ESPECIAL, MENINA! E QUE BORDADEIRA DE MÃO HIPER CHEIA, PARABÉNS PRA ELA E PRA VOCÊ, POR TER UMA NOVA AMIGA TÃO PRENDADA, UAI! BONITO DE VER.
    ADOREI OS CARRETÉIS TAMBÉM. "BONI DIMAI"!!!!
    VENHA VISITAR-ME, MOÇA!
    PASSE EM "GAM DOLLS (2)", QUANDO PUDER. POSTEI ARTESANATO NOVO.
    TENHA UM LINDO SÁBADO E UM ÓTIMO FINAL DE SEMANA.
    ABRAÇÃO PRA VOCÊ! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Gam, bom fim de semana para vc também!
      Um abraço!

      Excluir
  5. Olá! Te encontrei no blog da Dona Gam! Lindos os seus bordados, parabéns! Estou seguindo vc! Bjos!

    ResponderExcluir
  6. Olá Eglea. Fiquei muito feliz em conhecer seus trabalhos. minha mãe borda na máquina e eu aprendi a pouco tempo esse trabalho. Quero me aperfeiçoar ainda mais e trocar experiências com pessoas como vc. como eu faço pra te seguir? Meu facebook é Miranda Baldin, moro em Aguaí SP e meu e mail é mirandabaldin@hotmail.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei, Miranda!
      Também fico feliz em conhecer alguém com este mesmo interesse!
      Claro que vamos "trocar muitas figurinhas".
      Um abraço!

      Excluir
  7. Oi Egléa, sou novata no bordado, e gostaria de saber onde vce compra essas linhas, pois na minha cidade nao encontro, aguardo resposta, obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei, Maria Helena!
      Os carretéis da foto não existem mais. São raridades.
      Eu uso linha "Lumina" da Setta 100% poliéster para bordar. Você encontra facilmente na internet lojas onde comprar.
      Na bobina (embaixo) uso a linha branca , também da Setta, 100% poliéster Xik-150.
      Existe uma linha 100% algodão chamada "Musica" mas, ainda não experimentei porque é beeeeem mais cara.
      Espero ter ajudado. Boa sorte!
      Um abraço!

      Excluir
  8. Egléa, fico encantada como existem pessoas como você. Comprei uma máquina super custosa sem saber que aquilo que eu realmente queria era isto. Ainda não consegui fazer perfeito. Mas como eu não desisto vou tentar de novo! Fui procurar a tal da linha Vintage e não achei, voltei ao seu blog procurando pela "Margarida" abençoada... vou comprar outra linha. Mil e um beijos e a história da Margaria vou levar para o resto da vida! Valeu demais...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Gostaria de saber o seu nome...
      Bem, esta linha não existe mais no mercado brasileiro. Usamos outra muito boa também. Se quiser, me mande um email que eu informo as marcas.
      Que bom que meu blog foi útil a vc!
      Um abraço!

      Excluir

Obrigada pela visita!
Seu comentário é importante para mim!
Um abraço
Egléa