segunda-feira, 4 de agosto de 2014

PÃO DE LÓ DE VINAGRE RECHEADO DE RECORDAÇÕES e BRINCANDO COM A CHICA

No final da década de 70, inicio da de 80,  eu tinha uma amiga e colega de trabalho muito querida e de quem tenho muitas saudades. Nas curvas da vida perdemos totalmente o contato. Adoraria ter notícias desta querida amiguinha. Alguém, uma vez, disse que ela regressara a Portugal. Será?  
Léo em 1980. Será que alguém a reconhece hoje?
Ela é o exemplo perfeito da possibilidade de convivência harmoniosa entre raças: nasceu na Índia, foi criada em Portugal, casou-se com um chinês e vieram morar no Brasil. Seu nome? Léo, Leonora e o sobrenome do marido chinês era Cham (não sei se continuam casados...). 

E, foi a Léo, quem me deu a receita do “Pão de Ló de Vinagre” que fiz, especialmente para o meu Amor, que faz aniversário.
Sempre faço este pão de Ló e sempre acho que algo ruim vai acontecer com ele, por causa da adição do vinagre mas, felizmente, sempre me engano e ele fica ótimo. 
Meu Amor ama Pão de Ló, recheado com doce de ameixas pretas. "Recuerdos" da avó materna, na infância.
Bolo de aniversário feito pela avó é algo incopiável mas, eu tento, né?
E, só para dar um charme e ter uma desculpa, derramei, por cima, brigadeiro branco. Desta forma, se não ficou igual ao da avó o brigadeiro leva a culpa.... 

PÃO DE LÓ DE VINAGRE
(receita da Léo)

500 gr de açúcar refinado
250 gr de farinha de trigo
8 ovos
2 colheres de sopa de vinagre
2 colheres de chá de fermento em pó
1 pitadinha de sal

Bate-se o açúcar com as gemas até obter um creme esbranquiçado, junta-se o vinagre e a farinha de trigo misturada com o fermento. 
Por último, suavemente, mistura-se as claras em neve.
Assar em forno previamente aquecido.

***
Agora, vamos “Brincar com a Chica
Briguei muito com a palavra desta semana: “PUREZA”. A danadinha não “dava caldo”, bonita mas, chatinha que só... - será que Freud explica?
Aí saiu:

Pureza safada, saltou de banda,
negaceando brincadeira.

Mas, vendo um dos meus programas prediletos na TV - Globo Rural – vi/ouvi alguém falar, sobre uma tribo de índios e,  desta eu gostei:

Ouvi dizer: “educado na pureza”;
achei lindo!

Nossa, hoje, eu “abri a tramela" da falação... Boa semana!

16 comentários:

  1. I am sorry you have lost touch with your friend but it is great you can think fondly of her when you bake this cake . I must try it :-) hugs sheila

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade! Se tentar depois me conte o resultado, ok?
      Um abraço!
      It's true! If you try then tell me the result, ok?
      Hugs!

      Excluir
  2. Acho que estamos nostálgicas. Eu também estou procurando minhas amigas de juventude encontrei algumas. Faltando uma de nome Silvia. Que nada me faz lembrar o seu sobrenome. Aí fica difícil.

    ResponderExcluir
  3. Que legal a foto da tua amiga e tomara pudesse dela ter notícias! Esse pão de ló deve ficar tri bom! Adorei te ver brincando e tuas frases bem legais!" OBRIGADÃO!!! beijos, linda semana, tuuuuuuuuuuuuuudo de bom,chica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A esperança é que alguém, de Portugal, a conheça e, quem sabe, me dê notícias.
      Um abraço!

      Excluir
  4. Adoro quando vc abre a "tramela da falação"... rs.
    Claro que copiei a receita. Marido gostou do bolo? Felicidades pra ele!
    Na adolescência eu costumava fazer uns biscoitinhos fritos de vinagre. Eram tão bons! A receita ainda está no meu caderno, mas acabei nunca mais fazendo. Sabe que é uma boa ideia pro café da tarde amanhã?
    Abraço, linda semana!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hummmm... devem ser bons. Fico pensando qual deve ser a química do vinagre nestes casos...endurecer os ovos, talvez?
      Um abraço!

      Excluir
  5. Oi querida, me emcionei com a história da Léo...e olha eu tb busco as amigas de infância, e ontem uma delas meencontrou no facebook.Muita emoção que rolou. Vais achar a tua amiga tb.
    Quanto às frases, ameiiiiiii larga o verbo sempre e crie muito, pois foi a 2ª frase mais original que li no BC. Parabéns.
    Apareça e abraço carinhoso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O facebook é uma boa ferramenta.
      Puxa vida, obrigada!
      Um abraço!

      Excluir
  6. BOM DIA, COLEGA EGLÉA!
    QUE BACANA ESSA AMIZADE. ESPERO QUE UM DIA REENCONTRE SUA AMIGA.
    ADOREI A RECEITINHA, PARECE SUPIMPA! :)
    PEÇO DESCULPAS PELO SUMIÇO MAS É QUE ESTOU TRABALHANDO NUMA EMPREITA DE PINTURA RESIDENCIAL COM MEU ESPOSO DAÍ, NÃO TÔ TENDO TEMPO DE VIR CONFERIR AS NOVIDADES. HOJE QUE CONSEGUI UMA FOLGUINHA E VI AQUI FAZER UMA VISITINHA.
    DÊ UMA PASSADINHA LÁ EM "GAM DOLLS (2)". POSTEI UMA NOVA RESTAURAÇÃO DE BONECA, POR LÁ. ESPERO QUE VOCÊ GOSTE!
    TENHA UMA LINDA TERÇA.
    ABRAÇÃO PRA VOCÊ!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Trabalhar é sempre bom. Sucesso aí na empreitada!
      Vou ver sim, como sempre!
      Um abraço!

      Excluir
  7. Depois de encher a boca de agua com este pão de ló, vi que a pureza mora nas mãos abençoadas que manipulam os alimentos para as delicias do dia a dia.
    Assim sua frase ficou perfeita Egléa.
    Abraço mineiro com saudade de pão de ló que não vejo por aqui.
    Uma bela semana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Puxa, Toninho, assim você me emociona... obrigada!
      Um abraço!

      Excluir
  8. Thank you for visiting my blog and leaving such a kind comment!
    hughugs

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita!
Seu comentário é importante para mim!
Um abraço
Egléa