segunda-feira, 11 de agosto de 2014

AS FASES DO PRAZER II e BRINCANDO COM A CHICA

Há um ano atrás postei (aqui) algumas observações sobre as fases do prazer de uma costureira
Dias atrás, me peguei em puro deleite, saboreando, novamente, estas fases.
Como tenho me dedicado bastante aos panos de prato do Grupo de Costura a “bola da vez” foi a criação de um deles.

Uma peça de galão bem fininho (1cm de largura)  nas cores vermelho e azul turquesa.
O primeiro desafio a vencer seria aproveitar ao máximo um material tão delicado e pequeno. 
O segundo desafio referia-se às cores. Uma combinação linda mas, na minha opinião, meio complicada para combinar de forma elegante.

Ideia surgiu e o projeto foi  executado em um pequeno pedaço de pano.

Pela quantidade de material disponível, quantos panos de prato poderão ser confeccionados? Desta vez, 10 panos.

Os panos destinados ao trabalho e previamente lavados, para evitar encolhimento posterior, são passados a ferro e a marcação para o pregamento do viés é feita.

Viés  colocado.

Hora do galãozinho entrar em cena.
 I

Iniciando, pelo cantinho, com zig zag miudinho.

A primeira fieira do galãozinho.

A segunda fieira  começou também pelo cantinho. 

E, bem agarradinho ao viés, o galãozinho vai conquistando seu espaço.

Troca-se de máquina e o viés ganha duas carreiras de pontinho fantasia para combinar com o galãozinho.

Pronto, uma barrinha enfeite terminada. 


Agora é com a crocheteira. Cabe a ela o acabamento final. E deverá ser em vermelho ou azul turquesa para combinar.



Missão cumprida é hora de “Brincar com a Chica” e com as palavras:


Pai, mãe ou “pãe”,

importante é vivenciar! 

Boa semana!

22 comentários:

  1. Oi querida lindo teu blog e me emocionou ao ver que postas sobre costuras. Minha mãe Nahir era costureira (vide meu blog) e fazia coisas lindíssimas.
    A originalidade de tua frase na BC , gostei também , parabéns.
    Boa semana, abraço carinhoso e apareça.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Lia!
      Já fui lá conhecer a D.Nahir. Que linda ela foi!
      Um abraço!

      Excluir
  2. VC tirou de letra , modestia a parte;
    bjs
    http://eueminhasplantinhas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Olá, querida Egléa
    Sim, verdadeiramente, é o que conta...
    Bjm fraterno de paz e bem

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É assim que penso. Fazer é fácil e, na maior parte das vezes, gostoso, depois é que são elas...
      Um abraço!

      Excluir
  4. What a lovely way to use this trim , I really like the stitches you have made in the centre . Great work! Hugs Sheila

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Small parts are sometimes difficult to enjoy, but here I think the work was good, is not it?
      A big hug!

      Excluir
  5. Lovely work Eglea - great combination. xx

    ResponderExcluir
  6. Que maravilha de frase, tri certa! Cheia de sentido! Obrigadão! Adorei! E os panos, lindos e um capricho só! Valeu! bjs, chica e linda semana!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado eu, Chica! Esta oportunidade de brincar com as palavras é bacana!
      Um abraço!

      Excluir
  7. Oi, Egléa!
    Tenho um paninho de prato que ganhei de uma amiga que não uso de modo algum. Quero guardar de lembrança e também porque é tão delicado e bonito como o seu ficará. Ah, eu fico com dó de usar e deixo na cozinha apenas para enfeitar. Sou doida!! No dia a dia uso paninhos de prato atoalhado vendidos no comércio. Lembro que a minha mãe tinha paninhos com os dias da semana gravados. Ela adorava tudo bem feitinho e também era pãe!
    :)
    Beijus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. :)))
      Eu não tenho pena de usar não. Estes são para uma obra social, quando tiver tempo e disposição, aqui no blog falo muito sobre este trabalho.
      Um abraço!

      Excluir
  8. Belo trabalho Egléa, isto me remete a minha infancia vendo minha familia nesta arte.
    Pai é quem participa e assim vivencia cada etapa. Bela participação.
    Meu terno abraço.

    ResponderExcluir
  9. Egléa, agora que estou cá a visitar a sua casa novamente, é que vejo o quanto me falta vir cá.....beijos

    PS - o galão e o viès juntos fizeram bonito!

    ResponderExcluir
  10. Lindo trabalho ,jeitinho de Egléa parabens bjux Fatima Lua

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Fatima!
      A Eneida está fazendo os biquinhos de crochê, acredito que estes panos ficarão lindos!
      Um abraço!

      Excluir

Obrigada pela visita!
Seu comentário é importante para mim!
Um abraço
Egléa