domingo, 24 de agosto de 2014

DOMINGO É DIA... e BRINCANDO COM A CHICA

“Domingo é dia, de pescaria, oi
Lá vou eu, de caniço e samburá
Maré tá cheia
Fico na areia
Porque na areia dá mais peixe, que no mar.”(...)
Pescador – Haroldo Dias e Milton de Oliveira

É o refrão de uma marchinha de carnaval da década de 40... eu nem era nascida... Mesmo assim, ela me veio imediatamente a cabeça quando, com os últimos raios de sol entrando pelas janelas e portas da oficina, me lembrei que deveria ter fotografado os trabalhos da semana que passou.
Fica para amanhã (será?) ou depois...

Hoje, minha pescaria foi preparar o material para os projetos da semana que entra:

Deixar cortados os “recheios” e os "versos" dos cartões postais que virão.


Escolher os enfeites para panos de prato, já crochetados, do Grupo de Costura.



Fazer um rápido balanço dos trabalhos da semana que passou. Ela foi bem produtiva.
Panos de prato ficaram prontos:


Cartões postais saíram do forno:


Está bom assim! Agora vou assar uns pãezinhos de queijo para tomar um “cafezim” com meu Amor. Cê aceita?


Mas, antes, com bom humor mineiro, é hora de brincar com a Chica!

 Minha frase:

Patavinas” gêmea univitelina
de “Neca de Pitibiribas” .

Boa semana!

*******

26 comentários:

  1. Que beleza de trabalhos, se foto com tudo preparado e o sol ainda entrando. Adorei ver.Os panos, tenho acompanhado, lindos! E a frase, maravilhosamente bem construída. Lembraste direitinho! Adorei! e essa palavra é mais ou menos da época da musiquinha que trouxeste,rs Obrigadão! bjs, cvhica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. :))) Matusalém anda, por aqui, me inspirando, de vez em quando....
      Um abraço!

      Excluir
  2. Egléa, isso é que é trabalhar...o resto é conversa......
    Mostre-nos depois esses cartões bordados
    boa semana, com muita saúde!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mostrarei sim, com certeza, é um novo produto da oficina.
      Um abraço!

      Excluir
  3. Cada trabalho lindo e quanto capricho, parabéns!
    Quanto a frase, nossa que legal por demais!
    Realmente patavinas e neca de pitibiribas devem ser irmãs gêmeas mesmo...rsrs....adorei!
    Beijos com carinho.

    ResponderExcluir
  4. Adorei a frase! As gêmeas são duas expressões que uso com frequência... mas eu também não tinha nascido ainda na época da marchinha! Uso muitas expressões do tempo da minha vó, que ouvia ela falar. Adoro isso! Quanta organização, Egléa! Impressionante! O meu domingo não foi nada produtivo. Fez muito calor aqui e não gosto de calor, fico igual a uma ameba, me rastejando pelos cantos. Que a tua semana seja tão produtiva e organizada como foi o domingo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada!
      É uma pena que as novas gerações além de não curtirem antigas expressões ainda simplificam várias palavras, não é?
      Um abraço!

      Excluir
  5. kkk, faz tempo que não ouvia e ou lia esta expressão" Neca de Katibiriba"
    Bela lembrança amiga na perfeita participação.
    Um abração mineiro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aqui, na nossa região dizemos "Pitibiribas".
      Se é para "brincar", vamos nos divertir, não é mesmo?
      Um abraço!

      Excluir
  6. You had a very productive week , all those pretty towels and that stack of postcards , yeah for you ! Great work :-) hugs Sheila

    ResponderExcluir
  7. Olá, querida Egléa
    Sensacional a sua frase... noutro dia conversei com uma quase nonagenária sobre as duas palavras... nos rimos muito...
    Seus trabalhos estão bem lindos e fiquei curiosa com os cartões postais...
    Bjm fraterno de paz e bem

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Breve, breve matarei sua curiosidade.
      Um abraço e continue sorrindo!
      Um abraço!

      Excluir
  8. Adorei as suas artes! Lindas!!
    Eu lembrei do meu pai. Ele falava muito; Neca de pitibiribas!!!
    Excelente a sua frase!! Bjs e uma linda semana!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Lucia!
      Meus pais também usavam muito estas expressões.
      Um abraço!

      Excluir
  9. OI Eglea, lindissimos teus trabalhos. Bonita postagem e tua participação na BC.
    Abraço carinhoso e boa semana produtiva.
    Apareça.

    ResponderExcluir
  10. Egléa,

    Os panos de pratos ficaram tão lindos que dá até pena usar.
    Eu tomei café fresquinho com pão de queijo, na casa de uma amiga mineira, semana passada. Bão demais da conta!
    Ri muito da sua frase. Com certeza são irmãs gêmeas.Rs
    Uma linda semana! Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você precisa ver os outros... é difícil escolher... O pessoal do Grupo de costura capricha.
      Um abraço!

      Excluir
  11. Estou aqui, curiosíssima com esses cartões. Poderia vê-los? Frase, super legal e certíssima! Um abração! Linda semana!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Claro que pode vê-los Maria Luiza! O lançamento oficial será em breve mas, se andar aqui pelo blog e na fanpage(Facebook)) do JEITO MINEIRO BORDADOS já poderá ter uma noção do que se trata.
      Um abraço!

      Excluir
  12. Genial, Egléa! Patavinas e pitibiriba são contemporâneas, mesmo! Ri muito com a tua frase!
    Boa semana!
    Sonia

    ResponderExcluir
  13. BOM DIA, COLEGA EGLÉA!
    TUAS ARTES ESTÃO CADA VEZ MAIS BATUTAS, PARABÉNS! :)
    Ô, MOÇA...
    ANDEI MEIO DOENTE DA GARGANTA E OUVIDOS E DEIXEI DE VISITAR AS COLEGAS POR UM BOM PERÍODO E TAMBÉM TÔ TRABALHANDO AJUDANDO MEU MARIDO DAÍ TÁ MEIO CORRIDO MAS SAIBA QUE NUNCA ME ESQUEÇO DAS COLEGAS, VIU?
    DÊ UMA PASSADINHA EM "GAM DOLLS (2)". POSTEI ARTEIRICE NOVA, HOJE.
    TENHA UMA LINDA TERÇA.
    ABRAÇÃO PRA VOCÊ! :)

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita!
Seu comentário é importante para mim!
Um abraço
Egléa