quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

ABOBRINHAS


Sou a rainha das abobrinhas! Gosto muito delas! As vezes penso/falo abobrinhas mas, agora, estou me referindo às abobrinhas comestíveis. Faço alguns pratos com elas e hoje teremos abobrinhas “a parmegiana” (quase light) para o almoço.
Primeiro eu lavo e fatio fininho a abobrinha, com casca e sementes por isso, sempre escolho as bem tenrinhas.

Gosto mais daquelas sem este “gordinho” na ponta, acho que se chamam “abobrinhas d’água” e esta aí é a “abobrinha menina” – por que este nome? Não sei! A que havia, em casa, era esta então, foi com esta que me diverti.

Começo com uma camadinha de molho de tomate (feito em casa) coberto por uma camada de rodelas de abobrinhas.
 Mais um pouco de molho por cima e uma camada de fatias de queijo


Hoje, usei mussarela light mas, normalmente, o eleito é o queijo minas. Mais molho (pode-se acrescentar carninha moída ou frango desfiado ou ainda algum embutido, para quem gosta), abobrinhas e assim vamos até terminarem as abobrinhas. Finalizei com molho e um pouco de queijo ralado.


Cobertas com  papel alumínio foram ao forno cerca de 40 minutos - até estarem bem macias. O papel alumínio é retirado mas, as lindinhas ficam no forno mais um pouco para gratinar.


Costumo fazer o mesmo com berinjelas e também acho ótimo.

7 comentários:

  1. Egléa,
    amo de paixão qualquer comida que leve abóbora, e as abóbrinhas cá em Portugal chama-se courgette ( acho que é influência francesa)--
    Esse seu prato está simplesmente maravilhoso...

    Vou fazer e depois te digo como foi a recepção cá em casa.....

    abraços e muito obrigada pela receita...

    de MF

    ResponderExcluir
  2. Que nome mais chique para abobrinhas, Maria Filomena!
    Este prato é rápido, fácil e eu adoro!
    Que bom que você gostou!

    Um abração!

    Egléa

    ResponderExcluir
  3. Menina, q delícia !!!!

    Eu faço com beringelas e nunca pensei em fazer com abobrinhas mas ...farei, amei isso.

    Beijinhos

    Ana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Experimente mesmo, depois me conte se gostou!
      Abraço

      Egléa

      Excluir
  4. Gosto imenso das receitas assim descritas como você faz! Também gosto de fazer parecido!
    E essa deve ficar muito boa. Sem carne, irei fazer para a neta vegetariana... e aqui para a vovó gorda que tem de emagrecer!...
    Quero dar-te os parabéns por me deliciares com a tua escrita tão interessante. Só algumas meninas aqui na blogosfera, oriundas do Brasil, escrevem a nossa língua na perfeição. Às vezes pergunto-me: para quê o acordo ortográfico se aí tanta gente continua a escrever lhe apetece... inventando palavras!!!
    Serei indiscreta se perguntar o que fazes além do que descreves no teu perfil? Se quiseres responder só a mim, fá-lo para o meu email, indicado nos meus blogues.
    Um beijo da recente seguidora
    Teresinha

    ResponderExcluir
  5. Obrigada, Teresinha! Meu português (brasileiro) escrito está longe de ser perfeito... costumo ser uma verdadeira assassina da gramática e até mesmo da ortografia , quem me salva, muitas vezes, é o corretor automático e o querido Aurélio.Quanto ao português falado piora um pouco pois, a ele se juntam os regionalismos...rsrsrsrs Sou contra esses acordos ortográficos todos, penso que deveríamos desvincular totalmente o português do Brasil do de Portugal visto serem línguas vivas e cada uma estar seguindo seus rumos... irmãs mas, totalmente diferentes.
    O meu perfil é bem abrangente, eu estou nele quaaaase inteira. Nada muito especial: sou professora primária aposentada, pedagoga por formação(mas confesso que não por amor ou opção). Costuro e bordo (bordado em maquina eletrônica) para complementar a renda. Além disso trabalho, o mais que posso, para as obras sociais da casa espírita que frequento (tudoporjesus.blogspot.com) - sou responsável pelo Grupo de Costura e a exposição e vendas de panos de pratos.
    Como vê, uma pessoa comum comum comum, nada de especial.
    Um abraço e obrigada pelas visitas e comentários!

    Egléa

    ResponderExcluir
  6. Affffff....deu uma vontade comer, hehehehe.....não de fazer!!!

    Bjks e bom dia

    Sonia

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita!
Seu comentário é importante para mim!
Um abraço
Egléa