quarta-feira, 10 de abril de 2013

CANTOS EM 3D

Preciso fazer uma capa para almofada, tipo encosto, que tem cantos em 3D. Procurei na net e... necas de pitibiriba. Provavelmente, eu tenha direcionado mal minha pesquisa mas, o fato é que não achei praticamente nada que me ajudasse. Então, o jeito foi pensar e tentar até conseguir e, eu CONSEGUI!!!!

Bem, acredito não ser eu a única a querer/precisar fazer os tais cantos em 3D. Então, fiz um pap que, quem sabe, ajudará alguém.

Peguei retalhinhos de três cores diferentes para melhor visualização. Vou chamar o estampadinho roxo de “primeiro”, o claro de “segundo” e o verde de “terceiro”.


Emendar “primeiro” e “segundo” parando a costura, do lado onde faremos o canto, antes do final do tecido, deixar a largura que iremos usar para costurar a outra lateral.



Abrir a costura usando o ferro de passar.



Posicionar o "terceiro" e desvirar, a beiradinha,  da parte já costurada, para facilitar a próxima costura.




Ir com a costura até ela encontrar, a outra, formando um ângulo de 90º. Fazer isto cuidadosamente, com calma e paciência. 




Agora, é o X da questão: reposicionar o “terceiro” de forma que ele forme, também, um ângulo de 90º em relação ao “primeiro”. O “segundo”, naturalmente, fará uma prega. Ajeita-la, com cuidado, para que a próxima costura não a pegue.


Desvirar a beiradinha do "segundo" para facilitar a próxima costura.




Costurar formando, novamente, um ângulo de 90º em relação a costura anterior. 



Pronto! Abrir as costuras, ajeitar as dobras que ficam nos cantinhos para que não fique um canto “embolotado” e... 





 Tchan! Tchan! Tchan! Um lindo canto em 3D!!!!



Se você conhecer outra forma de fazer isto ou algum endereço, aí pela net, que ensine este procedimento, por favor, me conte. Quero aprender mais!
E também, caso algum ponto não tenha ficado claro, é só “comentar” e terei o maior prazer em tentar esclarecer! 


Veio-me a curiosidade: de onde saiu a expressão: “necas de pitibiriba”?  Isto, eu achei em vários blogs, sempre a mesma explicação:

O termo neca equivale a nada e vem do latim nec, que significa não. De acordo com o dicionário Houaiss, o termo pitibiriba (ou pitibiribas) é tipicamente brasileiro. Ele quer dizer nada ou coisa alguma.

Não tenho o Houaiss para confirmar e o Aurélio não traz o vocábulo pitibiriba. Talvez seja um termo nheengatu?
Deixa eu parar, por agora, por aqui,  senão vou começar a pesquisar, pesquisar, pesquisar e, minha capa de almofada com os cantos em 3D não fica pronta... Mas o necas de pitibiribas que me aguarde, ele não me escapa!

4 comentários:

  1. Egléa adorei a explicação, mas amei a sua seta de papelão. Acho que vou adotar isto também lá no blog, porque quem não tem cão caça com gato. Amei!!!
    Beijos e boa sorte com sua almofada 3D.

    ResponderExcluir
  2. Estou fazendo uma capa para colchão. Procurei na net e necas de pitibirita.
    Daí tive a idéia de escrever "costura em ângulo" e achei você. Maravilha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom, Nane! Fico muito feliz por ter ajudado! volte mais vezes, viu?
      Um abraço!

      Excluir

Obrigada pela visita!
Seu comentário é importante para mim!
Um abraço
Egléa