quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

BORDADOS ANTIGOS PARA UMA PESSOA MUITO ESPECIAL OU IRMÃ QUERIDA


Meu coração está cheiiiinho de borboletas! Amanhã e os dias da próxima semana serão uma mistura de Natal, domingo de Páscoa, dia de aniversário, dia em que se viu o mar pela primeira vez, dia com gosto de primeiro beijo depois de muita paquera, gosto de café da manhã de domingo, gosto de dia de festa, muita festa!!!!!
A Landa, uma das minhas irmãs mais velhas, vem nos visitar! Sempre nos falamos, já fui várias vezes a casa dela mas, tem 31 anos (!!!) que ela não vem a minha casa! E agora, chegou o dia! Estou arrebentando de felicidade!
O quarto de hóspedes já está arrumado com lençol que foi da mamãe e colcha de piquê da minha madrasta. Queria umas flores na jarrinha mas, o calor está tão forte que periga elas ficarem com cheiro de velório, é melhor, então, não colocá-las não é? 


O bordado deste lençol (feito em um tecido que acredito chamar-se “cretone”) tem cachos de flor em ponto “olho de pombo” – é isso mesmo? Linhas da Ilha da Madeira foram usadas nele. Lembro-me de, sempre, ouvir que estas linhas eram belíssimas e valiosas... Acho que minhas amigas/blogueiras/bordadeiras/portuguesas podem me ajudar com esta informação( só são fabricadas lá? por que receberam o nome da ilha?). Acredito ter sido bordado por uma senhora, aqui da cidade, e que era muito amiga da mamãe: a Dolores. Uma das pessoas mais meigas e doces que conheci. Dizer que ela tinha mãos de fada é pouco... Roupinhas de bebê e roupas de cama várias foram feitas por ela, todas verdadeiras joias.








A bainha do lençol é toda feita em ponto paris e o caseado do virol e das fronhas é um primor. 


Na mesinha de cabeceira, desse quarto, tem uma leiteirinha pintada pela vó da minha amiga Anita Fabri (ei Anita!!!!). Não tive coragem de coloca-la na cozinha...


Tomara que amanhã chegue logo!!!!!!!





7 comentários:

  1. Olá,Eglea!
    Meu Deus...certamente sua irmã terá sonhos de princesa,dormindo neste quarto com tudo tão lindo e arrumado com tanto carinho.Será um encontro para ficar na estória,com certeza.
    Um beijo,Nena

    ResponderExcluir
  2. Egléa,
    que emoção!!você conseguiu me emocionar....transmitiu a sua emoção para mim...primeiro pela maneira como falou da felicidade de receber a sua irmã...depois com todo o resto.
    Felicidades para ti e sua irmã...
    Quanto ao quarto, lençol, colcha, está tudo muito bonito..
    A linha do bordado da Ilha da Madeira, é de um cabo só, vendida em meadas.
    O meu enteado prestou serviço na Madeira por 3 anos e desta forma eu e o meu marido íamos lá com frequência ( fica a uma hora cá do continente)e comprei a linha por lá, se bem que se vende cá no continente também......
    O bordado do lençol é bem típico da Madeira.....e muito bem feito, por sinal....não fica a dever aos bordados da ilha.
    Querida amiga ( permita-me assim chamá-la) um grande dia, com abraços de Maria Filomena...

    PS - lembrou-me da vez que recebi o meu irmão e mais 8 pessoas que vieram cá a Portugal passar 20 dias....Também procurei deixar tudo num primor....Nos quartos coloquei pequenas bandejas com copo, litro de água, uma pequena bomboniere com biscoitinhos, lencinhos de papel, cotonetes....tudo para que eles se sentissem bem....
    um grande beijo novamente

    ResponderExcluir
  3. Tudo lindíssimo!

    Passei para explicar o que é a bordaleira http://www.priberam.pt/dlpo/default.aspx?pal=bordaleira

    Lã da zona da Serra da Estrela, num estado muito natural, a cor é a das ovelhas. No meu blogue tem alguns postes sobre esta lã.

    Quanto ao bordado português, aconselho a visita a Avó Meri, sabe TUDO!

    ResponderExcluir
  4. O blogue onde encontrarão tudo de bordado português
    http://avomeri.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  5. Olá querida, encantada em conhecer seu cantinho eu entrei hehe. Espero que ao me receber sinta o mesmo praser que senti ao entrar aí. Amei suas postagens e amo fazer amigos então venha conhecer meu bloguinho e com certeza seremos grandes amigas. Beijos no seu coração. MELISSA E ALECRIM.
    http://melissaealecrim.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Nossa que lindo esse bordado!!!
    Perfeito...
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Nossa, que legal! Vovó na net...este ano ela faz 100 anos, Egléa! Já não pinta com a mesma habilidade, mas está cheia de vida! Dá um banho no baixo astral! Lindo bordado! Dá um beijo por mim na Landa, que ainda não conheço.

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita!
Seu comentário é importante para mim!
Um abraço
Egléa