quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

MAMICA DE PORCA - ZANTHOXYLUM RHOIFOLIUM



A árvore fica, ali no quintal, entre as aroeiras, ao lado da pitangueirinha e do pé de uvaia, sombreando a mudinha da bananeira de enfeite (aqui). É sisuda, forte, sua casca e raízes têm propriedades medicinais. Suas folhas possuem um pequeno espinho e se fixam na sola das sandálias havaianas quando pisadas.

Representa um pequeno aborrecimento quando alguns de seus galhos invadem, por cima do muro, o quintal do vizinho. Encontrar quem faça a poda é um pouco complicado...


Constatação número 2: não amarrei nenhuma orquídea no seu tronco... Acho que, inconscientemente, fiquei com medo que ela espetasse a orquídea... Que bobagem a minha... Vou providenciar algumas orquídeas para ela.


Constatação número 1: tem dias que me pareço com ela... situações em que me mostro como ela... relacionamentos em que sou igual a ela... Espinhosa, sem nenhuma doçura, rude e dura... 

Constatação número 3: preciso providenciar ternuras para amarrar no meu tronco.


5 comentários:

  1. I can see this tree has a type of gum coming from it an those thorns look so sharp !

    ResponderExcluir
  2. Que lindas constatações e reflexões ! Realmente temos dias ESPINHENTOS ...Vamos colocar ternura na vida! bjs, chica

    ResponderExcluir
  3. Adorei as constatações, mas não entendi porquê elas estão fora de ordem... Concordo com a Chica, todos temos nosso lado espinhento, ou dias em que ficamos mais espinhosos. Não sei se é a mesma árvore mas aqui temos a "mamica de cadela". E à propósito, tu tens várias ternuras já amarradas nos teus galhos, que são os bordados, a sensibilidade que demonstras nas fotos e nos cuidados com as plantas e os animais, por isso concluo que os teus espinhos não sejam tão doloridos, pois espinhos de amor não doem! :-))

    ResponderExcluir
  4. That's so true! We all have days when we're prickly and/or out of sorts. As I get older, I realize that some people are dealing with a lot-health issues, family issues, etc.

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita!
Seu comentário é importante para mim!
Um abraço
Egléa