terça-feira, 13 de janeiro de 2015

BORDADO EM TECIDO QUADRICULADO - TUTORIAL 1

TUTORIAL DO BORDADO EM TECIDO QUADRICULADO 
1ª BARRINHA

O ponto básico do bordado em tecido xadrez é cobrir um quadradinho com um X e, por cima dele, uma  cruz, formando um asterisco.



Não vamos, aqui, nos preocupar com o avesso uma vez que as tiras serão costuradas nos panos de prato e, portanto, os avessos não estarão visíveis.


Vamos começar com uma barrinha muito, muito, muito fácil, só para treinar fazer os asteriscos. Um trabalhinho para quem tem pouca ou nenhuma intimidade com bordados. 
Estamos usando linha Cléa 125 da Circulo.Ela é mais grossinha, se presta bem a este tipo de trabalho e tem cores firmes.


Comece preenchendo, com os asteriscos, os quadradinhos coloridos de forma a fazer um zig-zag com 4 quadradinhos na subida e 4 quadradinhos na descida.


Agora, preencha mais um quadradinho abaixo dos picos do zig-zag. Observe as setas indicativas na foto. 


Um asterisco em cor contrastante dará uma graça especial a esta barrinha. Eu coloquei amarelinho imitando um miolinho, como se fossem florzinhas.


E então? Está gostando da brincadeira? 
Se você entrou nesta brincadeira, por favor, me conte, mande fotos que publicarei aqui!



7 comentários:

  1. Wonderful tutorial Eglea , I will pass on doing this as I have way too much going already but will enjoy seeing your lovely work!! Hugs Sheila

    ResponderExcluir
  2. Egléa, eu via me tia bordando tecido xadrez e morria de vontade de bordar também. Daí comprei na 25 de Março um caminho xadrez azul claro, lindo, mas que difícil achei fazer curvas e seguir um gráfico. Eu deveria ter começado com uma barrinha de pano de prato.
    Adorei a ideia dos tutoriais :)

    ResponderExcluir
  3. O meu problema e o avesso
    compro pano de prato ja com xadres,ficam lindos mas o avesso nem tanto ,gostaria que me explicasse como ficar bonito tbm ,obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como expliquei no post, não nos preocupamos com o avesso uma vez que as tiras serão pregadas nos panos de prato e o avesso focará escondido. Sou também uma aprendiz desse bordado. Já vi toalhas com o avesso bem bonito mas, eu não sei como fazer... Desculpe não poder ajudar.
      Um abraço!

      Excluir
  4. Eglea,
    Parabéns pelo seu trabalho. São lindíssimos.
    Vc tem uma didática maravilhosa de ensinar. Quase não vemos nada com tamanha clareza.
    Obrigada em partilhar.

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita!
Seu comentário é importante para mim!
Um abraço
Egléa