quinta-feira, 13 de junho de 2013

O MONSTRO DO QUINTAL

Nosso quintal é um jardim quase banal, sem grandes espécimes, sem flores e folhagens da moda, sem canteiros bem organizados... eles são tipo “jardim da casa da vovó” com tudo misturado.  Possui plantas de cujas flores gostamos (nós ou os beija-flores), árvores nativas, que não cortamos ao construir a casa e, das quais nos orgulhamos muito.

Nossos olhos  amorosos e, nem sempre muito atentos, descobrem, por vezes, os segredos e mistérios que esconde (ou só camufla). O fato é que, um universo paralelo, quase invisível aos nossos olhos, existe aqui e ele, as vezes, se mostra.

Ao podar um pé de araçá encontrei esta lagarta seca, perfeitamente camuflada em seu mimetismo tronco e que, ao mesmo tempo, ostenta, como se fosse um carro alegórico de um desfile de escola de samba, ovinhos grudados no corpo.





Encantada fico a supor e tecer explicações: outro bichinho a fez de incubadora ou ela mesma fez isso? Mas as lagartas não são lagartas o tempo todo de vida, são uma etapa... O que teria acontecido neste caso?

Retirando as cores e o recheio parece ser o mesmo bichinho... Será?



Penso em pesquisar, mas prefiro, num misto de masoquismo e infantilidade manter a curiosidade acessa em especulações várias. Se descobrir, a verdade, perderá a graça... Não poderei ficar imaginando hipóteses...

5 comentários:

  1. EGLEA , adorei tudinho por aqui e gostaria antes de mais nada lhe dar muitos parabens pela belas artes em bordado e croche, parbens...amei e estou por aqui.
    beijocas,fique em paz.
    adriana.

    ResponderExcluir
  2. Cuidado com essa lagarta ela dá queimadura de 3º grau. Perigosíssima seu venenos poderoso pode provocar hemorragia, insuficiência renal e até levar à morte. Mas depois se torna uma bela borboleta.

    ResponderExcluir
  3. What are those little eggs? Do they belong to the caterpillar? Hmm... It's very interesting to be introduced to these new little neighbours, no matter what they are!

    ResponderExcluir
  4. De: Amália Broedel
    Data: 13/06/2013 14:02:51

    gostei tanto de passear pelo seu blog que me senti em MG rsrs. Vc é de qual
    cidade mineira? abraços e sou do ES. Espero nos tornarmos amigas e
    compartilhar sobre bordados e etc rss

    ResponderExcluir
  5. Putz! Juro que não tinha visto esta postagem ainda, quando escrevi sobre os ovinhos na última postagem. Que vergonha! Eu nunca vi disso! Aparecem muitas lagartas por aqui mas nunca vi ela carregando ovinhos deste jeito. Que coisa mais interessante! Bjinho!

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita!
Seu comentário é importante para mim!
Um abraço
Egléa