segunda-feira, 22 de julho de 2013

UVAIA

Ganhei uma mudinha pequena, mais ou menos um palmo de tamanho, tempos atrás.

Agora, com cerca de um metro de altura, ela me presenteia com a primeira floradinha.







Estou torcendo para que “vinguem” e sonhando acordada com as frutinhas!

A uvaia, uvalha ou uvaieira (Eugenia uvalha) é uma planta da família Myrtaceae. Pode ter entre 6 – 13 m de altura para 30 – 50 cm de diâmetro do tronco. É uma espécie com origem no Brasil, que ocorre nos estados de Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo.
A floração ocorre entre os meses de Agosto e Dezembro, frutificando entre Setembro e Janeiro. A uvaia é utilizada em projetos de reflorestamento (áreas degradadas, preservação permanente e plantios mistos) e paisagismo (ornamental e pomar doméstico). É típica de florestas ombrófilas densas, florestas estacionais semideciduais, mata ciliar e cerrado.
A árvore tem de seis a 13 metros de altura e geralmente tem um tronco único ou bifurcado, com no máximo de 50 centímetros de diâmetro.
A uvaia tem alto teor de vitamina C (cerca de quatro vezes mais do que a laranja). Tem a polpa muito delicada, com a casca bem fina, de um amarelo-ouro ligeiramente aveludado. O aroma é suave e muito agradável. Um dos grandes problemas desse fruto é que amassa, oxida e resseca com facilidade, por isso não é muito encontrada em supermercados.(...)
Seus frutos são comestíveis e muito apreciados para o consumo na forma de sucos, razão pela qual é largamente cultivada em pomares domésticos. São também avidamente consumidos por várias espécies de pássaros, o que a torna bastante recomendável para reflorestamentos heterogêneos destinados à recomposição de áreas degradadas de preservação permanente.
Fonte: Wikipedia



7 comentários:

  1. Uvaia é uma delícia!

    ResponderExcluir
  2. AMIGA QUERIDA,NUNCA OUVI FALAR DESSA FRUTA.MAS PELO ASPECTO DEVE SER UMA DELÍCIA.QUANDO DER MUDA VOCÊ TIRA UMA PARA MIM?BJ TE ADORO! MARINA

    ResponderExcluir
  3. Nunca provei mas deve ser gostoso.

    boa semana.


    http://eueminhasplantinhas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Tem um pezão lá em casa ano passado deu muita, de jogar fora este ano, sei não nem floriu ainda. Aparece lá pra´comer uvaia!

    ResponderExcluir
  5. Divirta-se! Boa idéia para adicionar à sua paisagem. Essa é uma árvore maravilhosa. Os frutos são muito nutritivos. Flores bonitas também :)

    ResponderExcluir
  6. Hummm... até salivei imaginando o suco! Vão vingar, sim, a floradinha está linda! A natureza é uma coisa linda, de Deus mesmo, não é? Vc planta uma mudinha de nada e ela vira... suco! rs
    Abração!

    ResponderExcluir
  7. Bah!!!! Que cia maravilhosa! Eu já ouvi falar em Uvaia mas não sabia que o fruto era assim. Leonardo eu queremos plantar árvores no Recanto, que sirvam de alimento para os pássaros. Se sobrar para nós, tá bom! rerere Vou procurar na floricultura! Muito obrigada pela dica! Acho que o meu bem-te-vi vaidoso se assustou com o que viu no espelho e nunca mais foi se olhar. rererere O espelho tá lá, no mesmo lugar! Bjinhos gelados aqui do sul!

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita!
Seu comentário é importante para mim!
Um abraço
Egléa