domingo, 9 de março de 2014

PEÇA PARA ZIGZAG ANTIGA II

Embalada pelo barulhinho da chuva no telhado consegui, finalmente, fazer a peça antiga de zigzag  funcionar.
Enquanto me divertia imaginava que, há uns 60 anos atrás, alguma mulher, em estado de puro encantamento,  se maravilhava com a tecnologia e a possibilidade de fazer, não só o zigzag mas, “vários” outros pontinhos.
E mais, estes “vários" pontinhos poderiam ser combinados entre si e executados em três (!) tamanhos diferentes e muitas larguras dependendo da regulagem que se desse ao ponto. Um assombro!
Um aparelho fantástico, para a época, e uma mão na roda para as costureiras de então. Os resultados compensavam a trabalheira do tira e põe o aparelho, regula daqui, regula dali...
Aí vieram as maquinas que fazem zigzag só girando algum botão e, as mais modernas, podiam ainda, com a troca simples de alguns discos, fazer pontinhos decorativos. Um luxo!

Agora, existem as que, eletronicamente, enfiam a linha na agulha, recarregam a bobina, cortam o fio e, isto tudo sem falar, nas centenas de pontinhos que fazem e nas que bordam “sozinhas”...

Se pudesse vê-las, o que pensaria então, a maravilhada senhora que, um dia no passado, se achou a mais privilegiada das costureiras por possuir este obsoleto e rudimentar aparelho de fazer zigzag ?

O que pensará uma senhora, lá pelo ano 2074 que, numa tarde de chuva, se encontrar frente a frente com nossas maravilhosas maquinas de costura e bordado eletrônicas de hoje?

Viva a tecnologia e muito obrigada a Heather e Salete que me enviaram endereços eletrônicos para tentar conseguir o manual e, obrigada principalmente a Noemia Pyles que, pacientemente, escaneou e me enviou o manual (em português!!!!).
O aparelho não havia funcionado, da primeira vez que o testei, simplesmente  por falta de lubrificação...

5 comentários:

  1. Que legal, Egléa,

    Para cada época, seu encantamento!!!

    Adorei conhecer como esses pontinhos eram feitos no passado!!

    Essa peça é mesmo um tesouro, ainda hoje e acho que sempre será, assim como nossas modernas máquinas também serão daqui a 60 anos....(agora já tenho uma máquina...hehehee...comprei...)

    Tenha um ótimo finzinho de domingo,

    beijinhos,

    Lígia e =^.^=

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E, se pensarmos bem, a evolução foi rápida, não é? Ainda bem!
      Um abraço!

      Excluir
  2. Ca c'est vraiment vieux bon après-midi Marie-Claire

    ResponderExcluir
  3. Que bom que deu certo! Adorei conhecer esta peça antiga! Tenho uma Singer de 1920...aí já viu....adoro uma antiguidade!!! Um abraço.... Salete

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita!
Seu comentário é importante para mim!
Um abraço
Egléa