quarta-feira, 29 de maio de 2013

CACHORRINHOS COR DE ROSA ou PANOS DE PRATO X

Aviamentos 100% algodão são um deleite! O Grupo de Costura ganha alguns e os tratamos com o respeito que merecem estas preciosidades.



Uma peça de “ponto russo” ou “festão” (como queiram) estreito e com cachorrinhos cor de rosa... Como usar sem que o pano de prato pareça roupinha de bebê?

Um risco vintage garimpado na net transformado em programa de bordado e mais alguns panos de prato ficaram prontos.





Ainda temos alguns metros... Aceitamos ideias e sugestões.




Bom feriadão!

domingo, 26 de maio de 2013

MAIS COELHINHOS ou PANOS DE PRATO IX

Agora, a coleção está completa!



Quando a primeira remessa dos coelhinhos (aqui) ficou pronta a Palkó escreveu contando que eles faziam parte de um SAL e me enviou os outros esquemas.

Aí, eu escrevi para a madrinha do blog, a Maria Filomena, revelei minha total ignorância sobre o que é um SAL e, ela, pacientemente me ensinou.

Agora, aprendi mais um pouquinho e os coelhinhos amarelinhos e roxinhos completaram a coleção. 


Em detalhe a turma toda!





Obrigada Palkó e obrigada Maria Filomena!

E, como todos os créditos devem ser dados, para as últimas fotos, contei com um assistente muito importante, atento, carinhoso, eternamente carente e possessivo.




Tem como o coração não se derreter?

P.S. O sabiá voltou a atacar os vidros da parte de baixo da oficina! E, assim, nos preparamos para  começar mais uma semana!

quinta-feira, 23 de maio de 2013

PANOS DE PRATO VIII ou TULIPINHAS HÚNGARAS

As tulipinhas vieram diretamente da Hungria! São amiguinhas dos coelhinhos lembram deles? As florzinhas, apesar de simples, são muito graciosas. Um encanto! Quem quiser o esquema  delas ele está disponível no blog da Palkó aqui
  

Em relação ao desenho original fiz uma pequena modificação na distribuição dos elementos para aproveitar, ao máximo, o espaço disponível, no bastidor da máquina (acredito que a Palkó não vai se aborrecer por isto...) e, na hora de bordar, fui trocando a cor dos conjuntos de tulipinhas. 





A ideia inicial era colocar também um viés verde pistache, na barra, mas o conjunto, com quatro carreiras de tirinhas, ficou muito pesado para o bordado então, ficaram só três mesmo.

Tulipinhas importadas devidamente “plantadas” vou correndo para o forno, pois, estão saindo, de lá, mais alguns panos. Aguardem!

segunda-feira, 20 de maio de 2013

LENÇOL PARA BEBÊ

A cliente? É daquelas que deixa tudo ao meu gosto. Assim é fácil! Será?
A missão? Confeccionar jogos de lençóis para dois bebês que estão chegando. Dois meninos! Mamães jovens e moderninhas.
Decidi fazer tudo bem menininho mesmo. Sem muitos fricotes de lacinhos, babadinhos e tons azul claro ou verde água... Resolvi usar como base o azul marinho e vermelho.
Idealizei o desenho para o bordado. Meninos com carinha de levados com bola de futebol, esqueite e arzinho de anjinho que fez traquinagem... Desenhei-os e montei o programa de bordado. Ficou hiper do meu gosto! 






Fiz a composição do virol e da fronha com viés e um bordado inglês simples.



É muito bom quando o trabalho fica do nosso gosto. E aí, nesta hora, sempre bate uma pontinha de insegurança: será que a cliente vai gostar?
Gostou! Ufa!

quinta-feira, 16 de maio de 2013

PANOS DE PRATO VII

Era mais um daqueles projetos que estava no fundo do baú e por pouco, muito pouco, não foi parar no lixo. Na verdade, isso não aconteceu porque, artesã que se preze, sempre tem, lá no fundinho, a esperança de que um dia, milagrosamente, surja uma ideia para que o inicialmente errado se transforme num acerto. E foi o que aconteceu.

Estes vasinhos são o resultado de um dos meus primeiros projetos, em ponto cruz, para a maquina computadorizada.


Destinavam-se a florzinhas feitas em linha mercê crochê. Ficaram brutos, tristes, meio tortinhos dentro da tirinha... não gostei, torci o nariz ...


Tentei com florzinhas menos delicadas... também torci o nariz.

E as barrinhas ficaram no fundo do baú por quase um ano.

Outro dia, “fiat lux”: FUXICOS! Casamento perfeito! Gostei bastante, vasinhos e florzinhas de fuxico foram feitos uns para os outros!



Pensando num miolinho, surgiu a ideia do pontinho margarida complementando.



O pregamento da tirinha foi feito com a agulha asa, um falso ajour. Pena que, nas fotos, não dá para ver como ficou bom.
Barrinhas fuxicadas havia alguns panos, já crochetados pela Helena Able, que combinaram bem. 


Conclusão: o baú dos desacertos está um pouco mais vazio e mais panos de prato, do Grupo de Costura, estão prontos!

terça-feira, 14 de maio de 2013

MOFO...FUNGOS E MICOSES

Minhas irmãs mais novas são enfermeiras podólogas. As que moram, aqui têm uma clinica: a “Sintonia dos Pés”.

Fizeram enfermagem para poderem aplicar, no exercício da podologia, alguns procedimentos e, desta forma proporcionar, aos pacientes, tratamentos mais específicos. Além de podólogas e enfermeiras são também especializadas em pés de diabéticos.


                                                 Renata

Eu tenho o maior orgulho dessas irmãs! São interessadas, competentes, sérias,  honestas e carinhosas no exercício da profissão e na vida em geral.

Dia desses, fui, lá na Sintonia dos Pés, ganhar o que chamo de meu “momento madame” do mês. Eh, trem bão!

Enquanto meus lindos pezinhos eram cuidados conversamos sobre o Fubá 
Fubá

que terminou um tratamento “have metal” para se curar de uns estragos que, fungos oportunistas, fizeram na sua pele e, o assunto, como era de se esperar, descambou para fungos nos pés - que os meus, felizmente, estão livres. 
Parece que, as micoses andam ficando cada vez mais resistentes, persistentes e chatas de serem tratadas. As caninas (segundo me contou a veterinária do Fubá) e as humanas.
Fungos estão por toda parte e alguns cuidados simples e básicos, com os pés e sapatos, podem evitar grandes problemas para os humanos - quanto aos cães ando estudando e "assuntando" a respeito.

Vamos lá:
 “Lysoform”. O principio ativo dele é o "cloreto de didecil dimetil amônio" – nomezinho esdrúxulo, pois não?

A Bombril, que é o fabricante, não me contratou como senhora propaganda para falar sobre isso. Uso, gosto do resultado e repasso, só isso!

Nossa região é úmida e isto provoca muito mofo nos móveis de madeira, principalmente, nos que passam mais tempo fechados. Quando o bolor aparecer: Lysoform bruto puro nele! Eu o aplico com um pano ou, simplesmente, coloco numa bombinha spray e borrifo a parte externa e interna dos móveis - uso máscara pois o cheiro é forte. Espero secar e guardo tudo de novo.
O resultado é que os fungos morrem e passamos uma boa temporada sem que eles retornem.

Para os pés:
a) Sapatos guardados em móveis com fungos (mofo) adquirem os mesmos e, quando calçados, os passam para os pés. Então: Lysoform nos sapatos e esperar secar antes de usar! 

b) Ao descalçar sapatos, após o uso, borrifa-los com o produto, imediatamente, enquanto estão ainda molhadinhos de suor. Há o Lysoform spray, que tem um aroma mais agradável porém, o custo dele é mais salgadinho.

c) Antes de guardar os sapatos sempre deixá-los ventilar.

d) Nunca, em hipótese alguma, guardar meias usadas dentro de sapatos...

e) Meias não se reutilizam sem lavar. Esse negócio de “está limpa, usei só para ir até a esquina e voltei” não dá certo. Usou, lavou!

f) E, botar o santo produto na água de enxague das meias também é bom.

g) Secar beeeeeem  os pés após o banho.

Vale lembrar que estes cuidados não curam nenhuma micose mas, vão evitar o aparecimento e proliferação das chatinhas.

E a última dica: para tirar cheiro de mofo de bolsas, malas, casacos, cobertores e etc... deixá-los dormir ao sereno. Estranho, não é? Pois é... Mas é isso mesmo. O sol não tira este cheiro mas, o sereno resolve! Não me pergunte porque e nem onde aprendi isso que não saberei explicar.

E você, como enfrenta os fungos? Estou muito interessada no combate aos que atacam os cães. Você sabe alguma coisa? Tem alguma experiencia a respeito? Conte-me, por favor!!!!

PS: Se minha sobrinha L. estivesse, por aqui, diria que este é mais um: "Gueia explica"...

domingo, 12 de maio de 2013

PANOS DE PRATO VI

Quando iniciamos o “Projeto Pano de Prato” e o “Grupo de Costura” a ideia era só fabricar algo que pudesse se transformar em fundos para a construção do abrigo para idosos. Mas, a cada dia que passa, percebemos como as raízes deste trabalho se espalham e vão envolvendo pessoas e nos proporcionando lições de vida e oportunidades de aprendizado e crescimento.

Quero, hoje, fazer duas homenagens. A primeira é para a Carminha e a segunda para a Eneida.

Carminha, uma formiguinha (ela é miudinha mesmo), quietinha, no seu canto, faz as bainhas de TODOS, repito T-O-D-O-S os panos ( na última exposição havia mais de 800!). Com extremo capricho, corta-os no fio e costura as bainhas com esmero. Um trabalho que não aparece mas, que sem ele, seria impossível darmos andamento ao projeto.

A Eneida é um exemplo de boa vontade, perseverança e superação. Ela tem parkinson e, quando as mãos permitem, vai tecendo lindos barradinhos de crochê. Devagarzinho, devagarzinho vai construindo sua história bonita no Grupo de Costura.
Estes panos que ficaram prontos, esta semana, têm o crochê da Eneida mas passaram, inicialmente, pelas mãos da Carminha! 





 Este barradinho, Eneida contou que foi inventando...

E mais panos de prato ficaram prontos! De grão em grão...

sábado, 11 de maio de 2013

DE GRÃO EM GRÃO...

Em março, li um post da Anita sobre o término de um bordado da barra de um saree de 10 metros !!!!! Coloquei um comentário sobre a coragem dela em fazer um bordado tão longo. Acho incrível as pessoas que se dedicam a projetos grandes, eu não tenho este dom. E, dias depois, a mesma Anita, me deu uma das maiores lições da minha vida. O que ela falou eu sei, pratico às vezes, mas andava meio esquecida, me lamentando não ter tanto tempo quanto gostaria para executar tudo que minha cabeça planeja... Foi um puxão de orelha!  Neste post, ela mostra uma bolsinha de óculos, que fez de presente para a mãe bordando alguns minutos por dia. O tempo que ela dispunha: 10 a 15 minutos diários!
Agora, sempre que começo a me desesperar, por falta de tempo, lembro-me da Anita (indiana?) e faço um pouquinho de algo, mais um pouquinho de outra coisa e assim vou indo...
Bom fim de semana!
 

quarta-feira, 8 de maio de 2013

NOTICIAS DO SABIÁ

Em março falei, sobre o sabiá (o Neném) que estava brigando com os vidros das janelas e porta, aqui, da oficina. Na ocasião, fazia, umas duas semanas, que ele havia declarado guerra ao próprio reflexo. Preocupavamo-nos com ele. Os ataques aconteciam durante todo o dia, desde que o sol começava a despontar até seu último raio... Impossível que o bichinho não estivesse  se machucando... alguns vidros ficaram  arranhados com tantas bicadas. Tentamos de tudo para que ele desistisse do intento e nada.

Há uns três dias, tive uma ideia: coloquei, enfiados na moldura interna dos vidros, CDs com o lado brilhante virado para fora e, em frente a porta, uma trapizonga feita com CDs, latinhas e tirinhas de pano amarrados em um cabide. Os CDs o afugentam com seus reflexos e, a trapizonga, faz barulho cada vez que ele pousa no cabide ou passa por ela. 



A oficina está “lindona”, sua decoração externa mais parece, como falamos por aqui, um “caminhão de baiano”. O Neném vem, olha ressabiado, pia  um pouco reclamando e vai procurar bichinhos no chão... melhor assim, não é?

quinta-feira, 2 de maio de 2013

PANOS DE PRATO V

Mais panos de prato para o Grupo de Costura ficaram prontos!

Este grupo faz, bianualmente, uma exposição e vendas de panos de prato cuja renda é destinada a construção de um abrigo para idosos carentes.
Ainda temos muitos panos de prato a fazer...

Procuramos confeccionar modelos diferentes, se possível inéditos e usar o maximo de  material 100% algodão. 

Colaboram com os trabalhos muitas pessoas, cada uma faz um pouquinho e, juntando tudo, caminhamos para alcançar a meta dos 600 panos para a próxima exposição.

Tem gente que nem sabe que está colaborando. É o caso da húngara Palko, da Marcia e da tia Lili.

Palko forneceu, aqui, o esquema para o bordado, Marcia a ideia de babadinhos com preguinhas e o endereço, da tia Lili, que me ensinou a fazê-los de maneira fácil e rápida.

Desta vez, o modelo não tem nada de muito inédito, um pregamento tradicional,  com viés e babadinho combinando. Os coelhinhos é que fizeram a festa. Começaram vermelhinhos, viraram verdinhos e acabaram azuis.







Os esquemas foram transformados num programa de ponto de cruz para a maquina de bordado computadorizado:




12 panos prontos e eu aprendi mais um pouquinho!
Obrigada Palko, Marcia e Tia Lili!