segunda-feira, 29 de abril de 2013

VESTIDAS PARA MATAR

São lindas!


Têm caído de uma das árvores. Quando as coletamos já estão meio bobinhas, movimentos lentos quase parando, acredito que chegando o momento de se transformarem em crisálidas...



As cores e os desenhos na pele! A natureza capricha nestas Nikitas.

Não as matamos, coletamos e depositamos, num terreno, cheio de mato, que existe, aqui perto.
Uma vez, o Quiron apertou uma entre os dedos e foi uma queimadura feia, ele teve até febre, precisou antibiótico.
  

  

São lindas! São perigosas! Todo meu respeito a elas!

sexta-feira, 26 de abril de 2013

BOLO DE MARACUJÁ

De caso pensado,estudado e planejado, fiz a receita do bolo de limão virar bolo de maracujá.
Só tenho uma coisa a dizer de um jeitinho bem mineiro:


 BENZA DEUS!!!! 


1 pacote de mistura para bolo sabor neutro (usei o “festa”)
1 pacotinho de gelatina sabor maracujá
4 ovos
170ml (equivalente a um copinho de iogurte) de suco de maracujá (usei o industrializado concentrado)
80ml de óleo de canola (milho, soja)
1 colher de sopa de manteiga
1 colher de sobremesa rasa de fermento para bolo

Bater no liquidificador: as gemas, o suco e o óleo.
Numa tigela, misturar o preparado para bolo, a gelatina, o fermento e a manteiga.
Colocar o conteúdo do liquidificador na tigela, bater alguns minutos até a mistura ficar homogênea.
Misturar, as claras em neve, suavemente.
Colocar na forma untada e levar ao forno pré aquecido.

Cobertura:
Misturar, sem levar ao fogo, 1 lata de leite condensado e
170ml de suco de maracujá (desta vez, usei o natural porque queria as sementinhas)
Vira um creme encorpado.
Colocar no bolo morninho, quase frio.

Respire fundo e entregue-se, de corpo e alma, aos prazeres da gula!

quarta-feira, 24 de abril de 2013

DETESTO TABLETS! (será?)

Este post é uma sugestão e parceria da minha sobrinha L. (9 anos)  que veio dormir, aqui, neste fim de semana. Vieram, ela, o tigre de pelúcia Apolo e... o tablet do pai.
No café da manhã, conversamos muito. Assuntos? Vários como, por exemplo: relacionamento de casais(!), Africa rica e Africa pobre(!), pesquisa de nomes para tigres de pelúcia na internet, significado dos nomes de deuses gregos, moda, comportamento de calopsitas e cães, facebook, joguinhos e musiquinhas do tablet e blogs.

Minha tentativa de sabotagem, contra o tablet, que nos acompanhava insistente, foi a sugestão de adubarmos, juntas, os vasos da varanda. Proposta efusivamente aceita mas, logo que iniciamos o trabalho surge, dela,  a sugestão de um post, que já veio com título - “Gueia explica”- usando o tablet, é claro! Já que não dá para lutar contra, procuremos ser espertos,  aderir e transformar o “trem” (como falamos, aqui, em Minas) numa coisa útil e educativa.

Então aí vai o  “Gueia explica” de hoje; 


COMO ADUBAR VASOS
Criação, direção e fotos de L.

Primeiro retiramos as folhas velhas, afofamos a terra, colocamos o húmus misturando-o à terra.




Em seguida vem o adubo químico. Não usamos o adubo natural, aqui em casa, porque, nas primeiras tentativas de fazê-lo, o Fubá, não sabemos porque cargas dágua, tinha mania de come-lo. Acreditamos ser sua alma de  vira-latas falando mais alto...



Por último, usamos mão de obra de sobrinha (a melhor), para molhar o vaso.




Gostamos tanto da brincadeira que planejamos fazer uma série de posts, desta vez, com as peças históricas da família: o fogão (já começamos este), o filtro de água de porcelana, a mala de couro cru, o livro sobre apicultura  e o aparelho de barbear do papai.


 * * * * *

Posso contar um segredo? Estou doidinha por um tablet!

segunda-feira, 22 de abril de 2013

CAPAS PROTETORAS PARA LIVROS

A encomenda foi: capas protetoras para livros, com marcador, borboletas bordadas, muito muito muito coloridas, necessário não seria que as cores fossem em composê e nem que combinassem entre si. Então tá! A cliente é quem manda, né?
Fiz algumas, além da encomenda e, vou ter que fazer mais. Consegui tirar foto dessas cinco porque, as outras, já se foram. Agradaram em cheio quem já as viu... bom demais quando a gente faz algo que é aprovado, não é?

O interessante é que, pelo meu gosto, as faria coloridas mas, não tanto... 
Nas fotos, a parte externa e interna de cada uma.











Sabe que eu acabei gostando do resultado desse carnaval de cores? E você? Gosta mais dessa combinação esfuziante ou composês comportadinhos? Comente, vou adorar saber sua opinião!

sábado, 20 de abril de 2013

PANOS DE PRATO IV

Estas tulipinhas, feitas com sianinha gigante, estiveram presentes na primeira exposição dos panos de prato do Grupo de Costura, em 2010. Na segunda expo, elas não compareceram porque está difícil achar as tais “sianonas”, aqui.



Estes dias, ganhamos uns pedaços de sianinha média e corri para começar a planta-las em algumas peças. Usando esta menor, pulei duas voltinhas, de uma flor para a outra, para que as florzinhas não ficassem muito agarradinhas.



É outono, a temperatura está deliciosa, os dias estão muito bonitos então, vamos brincando de jardinagem com estas florzinhas, subvertendo a ordem e fazendo primavera, por aqui.

quinta-feira, 18 de abril de 2013

CADA MANIA COM SEU LOUCO

Há anos, duas pecinhas me acompanham na oficina: uma almofadinha e uma latinha de balas. São meu agulheiro e alfineteiro. Até então, não havia pensado em troca-los por algo mais bonitinho... Já me apeguei a eles, peguei amizade e afeição...


Até arrumei outras latinhas, mais novinhas mas, esta, começando a enferrujar, é ótima, a tampa se encaixa perfeitamente na parte de baixo oferecendo estabilidade e peso certos... ela é a melhor! Ela é "a" latinha de alfinetes!


Então, eu ganhei um carinhoso e fofo presente da minha amiga Z. Um encanto de alfineteiro! Lindo demais! Me seduziu e estou apaixonada por ele. Mas, que fazer com  os velhos amores?




Cheguei a um consenso: a almofadinha vai tirar umas férias o alfineteiro novo será meu agulheiro oficial mas, a latinha, ah... a latinha fica.



Cada louco com suas manias (e amores) e cada mania com seu louco e ficamos assim combinados!

terça-feira, 16 de abril de 2013


Esta manhã, com  firme determinação, um raio de sol abriu passagem entre a folhagem da aroeira e me revelou belezas efêmeras, texturas difíceis de descrever, um mundo inteiro, bem ali, num cantinho, no dormente que se faz  degrau.










Um monte de coisas para fazer e, eu parei, no meio do quintal, invadindo, maravilhada, a privacidade destes  seres... Queria mesmo era deitar, na grama, apoiar o queixo com as mãos, ficar olhando-os, como criança curiosa, que observa carreiro de formiga abastecendo formigueiro...



Alguns momentos na vida são parêntesis, ficam suspensos no tempo e no espaço da vida da gente... este foi um desses, não pertence a minha vida, pertence a minha parte elemental... (existe isso?)

domingo, 14 de abril de 2013

BORDANDO ... MAIS PANOS DE PRATO -III

Bordar é uma grande diversão. Felizmente, não podemos ter diversão o tempo todo, caso contrário, deixaria de ser algo esperado e degustado com infinito prazer.

Bordar é uma diversão à qual tenho me dedicado dentro do possível. Dentro do possível é um termo vago pois, se esperarmos “ser possível” o fato não acontece... temos que fazer o possível  acontecer (as vezes meio “na marra”).

Bordar é uma arte que aprecio infinitamente. Algumas bordadeiras e bordadores são meus ídolos e, se adolescente eu ainda fosse, faria um álbum com suas biografias e fotos pessoais e de trabalhos. Dentre meus parcos sonhos de consumo está a aquisição de algumas das obras desses ídolos.

Bordar é uma das coisas das quais me arrependo não ter descoberto as alegrias há mais tempo, quando meus olhos eram mais jovens e minhas mãos mais ágeis e hábeis.

Bordar é uma das minhas ilusões atuais: eu acredito, sinceramente, que ainda vou executar um trabalho, de qualidade, se realmente me esforçar e fizer ser possível.
Por enquanto, vou fazendo minhas horas de recreio entre agulhas e linhas. Vou brincando de ser bordadeira.

Fiz um pano de prato, em ponto haste. O risco adquiri do Bird Brain Designs lá de Kelseyville na California. Um material muito bom, caprichosamente apresentado e a preço acessível (não fosse o valor do frete). Para o Grupo de Costura, transformei o modelo num programa de bordado (para a maquina de bordar)



Há um ditado que diz: “a noite todos os gatos são pardos” e eu digo que, de longe, todas as vaquinhas são iguais...

Agora, sem brincadeiras, cada um no seu setor, todos com seus méritos (e deméritos).

quarta-feira, 10 de abril de 2013

CANTOS EM 3D

Preciso fazer uma capa para almofada, tipo encosto, que tem cantos em 3D. Procurei na net e... necas de pitibiriba. Provavelmente, eu tenha direcionado mal minha pesquisa mas, o fato é que não achei praticamente nada que me ajudasse. Então, o jeito foi pensar e tentar até conseguir e, eu CONSEGUI!!!!

Bem, acredito não ser eu a única a querer/precisar fazer os tais cantos em 3D. Então, fiz um pap que, quem sabe, ajudará alguém.

Peguei retalhinhos de três cores diferentes para melhor visualização. Vou chamar o estampadinho roxo de “primeiro”, o claro de “segundo” e o verde de “terceiro”.


Emendar “primeiro” e “segundo” parando a costura, do lado onde faremos o canto, antes do final do tecido, deixar a largura que iremos usar para costurar a outra lateral.



Abrir a costura usando o ferro de passar.



Posicionar o "terceiro" e desvirar, a beiradinha,  da parte já costurada, para facilitar a próxima costura.




Ir com a costura até ela encontrar, a outra, formando um ângulo de 90º. Fazer isto cuidadosamente, com calma e paciência. 




Agora, é o X da questão: reposicionar o “terceiro” de forma que ele forme, também, um ângulo de 90º em relação ao “primeiro”. O “segundo”, naturalmente, fará uma prega. Ajeita-la, com cuidado, para que a próxima costura não a pegue.


Desvirar a beiradinha do "segundo" para facilitar a próxima costura.




Costurar formando, novamente, um ângulo de 90º em relação a costura anterior. 



Pronto! Abrir as costuras, ajeitar as dobras que ficam nos cantinhos para que não fique um canto “embolotado” e... 





 Tchan! Tchan! Tchan! Um lindo canto em 3D!!!!



Se você conhecer outra forma de fazer isto ou algum endereço, aí pela net, que ensine este procedimento, por favor, me conte. Quero aprender mais!
E também, caso algum ponto não tenha ficado claro, é só “comentar” e terei o maior prazer em tentar esclarecer! 


Veio-me a curiosidade: de onde saiu a expressão: “necas de pitibiriba”?  Isto, eu achei em vários blogs, sempre a mesma explicação:

O termo neca equivale a nada e vem do latim nec, que significa não. De acordo com o dicionário Houaiss, o termo pitibiriba (ou pitibiribas) é tipicamente brasileiro. Ele quer dizer nada ou coisa alguma.

Não tenho o Houaiss para confirmar e o Aurélio não traz o vocábulo pitibiriba. Talvez seja um termo nheengatu?
Deixa eu parar, por agora, por aqui,  senão vou começar a pesquisar, pesquisar, pesquisar e, minha capa de almofada com os cantos em 3D não fica pronta... Mas o necas de pitibiribas que me aguarde, ele não me escapa!

sábado, 6 de abril de 2013

PROTETORES PARA PORTAS


Acho que já aconteceu com todas nós que fazemos artesanato sob encomenda: fazer algo com o qual não simpatizamos...  foi o caso deste pedido: protetores para portas.

Sou uma implicante assumida, já contei isso aqui! Mas, a cliente encomendou e, o jeito, foi transformar para que o trabalho deslizasse em prazer. Então, resolvi modificar o que tenho visto por aí, dar meu toque a peça, criar em cima do já existente e foi este o resultado. 




Barrinhas em ponto cruz bordadas pela máquina e tamanho reduzido para torná-los o mais delicados possível.

Os próximos, farei ainda menores pois, na minha opinião, não há necessidade de serem muito grandes, basta que não deixem as portas baterem, não é?

Espero que agradem a cliente!