quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

PAP BARRADINHO DE FLORZINHAS




Comece fazendo o caseado, em verde, com a distância aproximada de 1cm de uma perfuração a outra e 3 correntinhas entre elas. (Aí na foto parece que há uma dobra, tipo bainha mas, é efeito de luz).
Sobre o caseado faça, em amarelo (será o miolo da florzinha), uma carreira de ponto V simples : 1 ponto alto, 2 correntinhas, 1 ponto alto.
Faça um V em cada espaço e 2 correntinhas entre um V e outro. Vai ficar meio folgado, "embabadando"... é assim mesmo.




Agora, as pétalas da florzinha: faça, em cada espaço dos V amarelos, 1 ponto baixo, 4 pontos altos, 1 ponto baixo.






Está gostando? Que bom!
O final deste tutorial, agora, está no nosso novo endereço.
Basta clicar  AQUI  ou aí embaixo e você estará lá!



Aguardo você lá!



BORDANDO PINTINHOS, CROCHETANDO FLORZINHAS


Em 2010, me deparei com uns pintinhos bordados em um blog que não existe mais: orangeflowersketchbook.blogspot.com (só possuo esta referência deste projeto...).
Fiquei doidinha, doidinha por eles. Eu estava no iniciozinho do retorno ao bordado e, deste namoro pintístico, nasceram alguns panos de prato (bordados, na maioria, pela Ana Lucia), que estiveram na I Exposição do Grupo de CosturaOlha eles aí, no meio de outros:

Nasceu, também, um vestidinho que foi um presente para a sobrinha mais novinha. A parte de cima de malha (camiseta) e a saia de linho com os pintinhos bordados  em toda a volta.


Atendendo a pedidos, os pintinhos voltarão na próxima exposição, só que, agora, acompanhados dum barradinho de florzinhas que tem tudo a ver com eles.


Teremos pintinhos de várias cores combinando com os barradinhos que foram feitos pelas companheiras amigas Célia e Silvia, entre eles:




Elas me ensinaram e eu, metida a sabidona, fiz um tutorial deste barradinho que, logo logo, estará aqui (está saindo do forno).

 ******

Imitando a Ana, do Faniquito, termino com as orquídeas que, estes dias, estão enfeitando e perfumando a varanda da minha oficina e que não têm nada a ver com pintinhos e barradinhos...(também, o que  se poderia esperar de uma pessoa que se apaixona por pintinhos coloridos?) 




sábado, 26 de janeiro de 2013

BORDADO


Confesso ter uma cultura de bordados bem pequena.Sou quase uma analfabeta a respeito.Acho lindo o ponto cruz! Belíssimos o reticello e o hardanger! Chiquérrimo o richelieu e o crivo! Admiro outros mais  cujos nomes específicos  não sei. Acontece que, possuindo uma alma camponesa e, mineiramente caipira, minha inclinação maior e apaixonada é pelo bordado livre.
Até outro dia, achava que ele tinha este nome porque a bordadeira era livre para fazer o ponto que julgasse melhor mas, nas minhas pesquisas na net, encontrei a explicação: é um bordado feito sem  a contagem de fios da trama do tecido.
Meu primeiro contato com o bordado foi na infância: alinhavo, ponto haste, ponto corrente, caseado, ponto margarida, ponto paris. Só. Há uns três anos, decidi que aprenderia a bordar. A net me ajudou e eu recordei o que já havia esquecido, comecei alguns trabalhos, não tive tempo para me dedicar e parei.
Agora, decidi terminar todos os bordados começados  e não acabados. Além do mais, uma das metas estabelecidas pelo Grupo de Costura, para a próxima exposição, é conseguirmos muitos panos de prato bordados. Então, coloquei mãos, agulhas e linhas a funcionar.
Estes aí são bem simplesinhos, os primeiros bordados:



O barradinho é daqueles vapt vupt, quem me ensinou, mais uma vez, foi a Maria Filomena. Aproveitei para treinar o picot que, ainda, tenho muita dificuldade em fazer.

Agora o último. Na comparação entre os primeiros e este percebo minha evolução. Sensação boa demais!
O risco (ou padrão, como o Google traduz) é da Kelly Fletcher. A novidade são os nozinhos franceses do miolo. Aprendi agora!
O ponto palestrina é assunto para outro dia porque este post já está muuuuito grande.



O barradinho foi feito por uma companheira, a Soninha, amiga querida, lá de São Paulo.


sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

MAIS CORAÇÕES !!!!!!!!!

Não tinha a menor intenção de voltar aos corações mas, dando uma voltinha lá no Pinterest, por acaso, esbarrei numa pessoa  Hilaria Fina que tem um painel só de corações de crochê!!!!!Através do painel dela encontrei mais e mais corações.Uns lindinhos, outros nem tanto...Vale a pena conferir e, quem sabe, até fazer alguns - a maioria tem tutorial ou esquema.

Uma amostra:

Crochet Heart - Chart
Crochet Heart - Tutorial

This site has links to many flower tutorials!

Aqui os links para estes aí de cima:

Corações com moldurinha
Corações com florzinhas no centro
Coração com caracol 
Coração vermelho


Se vou fazê-los? Talvez sim, talvez não... gostei muito da brincadeira mas, minha atenção já se desviou para outros caminhos.
Fica o registro da curiosidade. 

sábado, 19 de janeiro de 2013

CORAÇÕES, CORAZONES, COEURS, HEARTS, CUORI, KOROJ...


De vez em quando, sofro uma crise de paixonite aguda por alguma coisa. Foi o que aconteceu com os coraçõezinhos de crochê que encontrei navegando pelos painéis do Pinterest, no blog da Debs.
Imediatamente imaginei alguns panos de prato lá do nosso Grupo de Costura enfeitados com eles. Minha cabeça está fervilhando de ideias sobre corações.

Deu um pouco de trabalho chegar ao tutorial dos coraçõezinhos mas,  aqui está ele, caso alguém mais se apaixone também. Tenho me divertido muito fazendo-os: com linha mais grossa, mais fina, mais pontos, menos pontos, agulha mais ou menos poderosa... alguns ficam bons, outros vão para o lixo mas, já cheguei a uma qualidade razoável.
Estes aí já estão devidamente instalados em panos de prato: 


O primeiro pano de prato lembra os cordões de bandeirinhas das nossas mineiras  festas juninas.

O barradinho de crochê é da revista, emprestada pela minha cunhada, ARTE IDEIAS – Um mundo em lavores - Editorial Nascimento, nro 161/ ano 14 (acho que portuguesa) - não tinha esquema, eu copiei olhando a foto. É claro que o da revista está beeeeeem melhor que o meu: 



O segundo é um exercício do ponto palestrina que estou praticando. O barradinho vem do blog da Erica Posanske  que, por sua vez, o tirou da Revista MANIA DE ARTE número 17, ano V de 2004, conforme o gráfico.





Chega, né?
Ah, ainda informo que o "poliglotismo", do título da postagem, é obra do Google translator, viu?

quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

ABOBRINHAS


Sou a rainha das abobrinhas! Gosto muito delas! As vezes penso/falo abobrinhas mas, agora, estou me referindo às abobrinhas comestíveis. Faço alguns pratos com elas e hoje teremos abobrinhas “a parmegiana” (quase light) para o almoço.
Primeiro eu lavo e fatio fininho a abobrinha, com casca e sementes por isso, sempre escolho as bem tenrinhas.

Gosto mais daquelas sem este “gordinho” na ponta, acho que se chamam “abobrinhas d’água” e esta aí é a “abobrinha menina” – por que este nome? Não sei! A que havia, em casa, era esta então, foi com esta que me diverti.

Começo com uma camadinha de molho de tomate (feito em casa) coberto por uma camada de rodelas de abobrinhas.
 Mais um pouco de molho por cima e uma camada de fatias de queijo


Hoje, usei mussarela light mas, normalmente, o eleito é o queijo minas. Mais molho (pode-se acrescentar carninha moída ou frango desfiado ou ainda algum embutido, para quem gosta), abobrinhas e assim vamos até terminarem as abobrinhas. Finalizei com molho e um pouco de queijo ralado.


Cobertas com  papel alumínio foram ao forno cerca de 40 minutos - até estarem bem macias. O papel alumínio é retirado mas, as lindinhas ficam no forno mais um pouco para gratinar.


Costumo fazer o mesmo com berinjelas e também acho ótimo.

segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

ARTESANATO PARA CRIANÇAS


Navegando pela net, visitando blogs que curto, pesquisando outros, me deparei com um post da Paula do  blog "Oficio da Agulha" sobre bordado infantil.

Fico muito triste vendo as crianças próximas (e outras) só se distraindo com apetrechos eletrônicos, facebook, etc...etc... E´uma geração que está crescendo num mundo virtual. O real concreto e seus prazeres está ficando muito longe deles.  Constantemente temos notícia de crianças e jovens que pegam armas e entram em escolas e outros lugares públicos e matam todos que encontram pela frente simplesmente porque, na minha opinião, fazem isso regularmente nos seus joguinhos eletrônicos, enviando mensagens ao seu subconsciente de que isto é normal. Não tem problema matar todos pois, é só apertar uma tecla que tudo volta ao normal... Nas cabecinhas o virtual está tomando o lugar do real e se tornando uma realidade...
Presenciei, outro dia, numa reunião de família, tios comentarem orgulhosos, sobre um garotinho, de aproximadamente 8 anos, que havia sozinho criado sua conta no facebook, driblando a informação sobre a idade que tem... Os pais/tios não percebem que,  além de tudo, estão estimulando seus filhos a fazerem coisas erradas, contra a lei...

Defendo a ideia de crianças/jovens fazerem trabalhos manuais (qualquer um) com seus pais, avós, tios e professores (se estes já não estão também mergulhados em mundos virtuais).

Certamente teremos crianças/jovens mais sadios e felizes. A possibilidade de se construir coisas reais/concretas e fazer arte certamente transforma os seres em criaturas mais felizes e equilibradas e economizará  muitas horas de terapia futuramente.


A net e os eletrônicos devem ser usados sim e deles se deve tirar proveito! Não sou contra, apenas reprovo o excessivo, indiscriminado e único uso desses recursos.


Pronto, já desabafei, provavelmente comprei uma briga e ganharei algumas caras fechadas... Não faz mal.

Sugiro, se concordar comigo, que visite o post da  Paula onde ela conta da iniciativa em relação ao bordado infantil.
Lá encontrará, inclusive, sugestão de literatura para trabalhos manuais infantil!

PARABÉNS PAULA! 
QUE SUA INICIATIVA SE MULTIPLIQUE!

domingo, 13 de janeiro de 2013

PELO QUINTAL, NUM MOMENTO DE ESTIAGEM

Uma semana de chuva... Chuvinha miúda, ininterrupta... Chuva molhadeira. A natureza agradece e pede mais, os reservatórios e nascentes começam a voltar ao normal, o povo, das áreas de risco, começa a ficar apreensivo com medo de deslizamentos e alagamentos... Quiron, sentado na varanda olha para a chuva, olha para mim e dá um gemido... Sinto muito amigão, não tenho poder sobre a chuva, resolva isso com São Pedro. É época dela, não há o que reclamar, há que, dentro do possível, precaver mas, alguém se lembra disso quando ela não está malhando?

Bem, o quintal explodiu em verde! Poucas flores pois, a chuvinha constante não as favorece muito mas, o verde... ah... este está um verdadeiro escândalo! 




Meu Amor diz que, com  as folhas de taioba daqui de casa, Eva faria vestidos longos...


As mudinhas novas, do antúrio vermelho, que estavam muito sentidas com o replante, começam a achar que florir vale a pena...


A caninha do brejo (ou caninha de macaco)
fazendo a alegria dos beija-flores... 

 Na varanda da oficina de costura (meu céu) orquídeas novas...






E  artimanhas para que, um casal de rolinhas, não construa seu ninho no vaso de uma orquídea “bailarina” (ou “chuva de ouro”) que se prepara para florir.



Termino meu passeio com  numa fala de um romance do José Mauro de Vasconcelos (acho que Garanhão das Praias): 
“Chuva, chuva, chuvai!”

sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

AVIAMENTOS VINTAGE

O Grupo de Costura ganhou alguns aviamentos. Entre eles um lote precioso: galões e rendas, em 100% algodão que me fizeram ter taquicardia de tanta alegria. Só quem vive no mundo craft e aprecia coisas vintage, principalmente as 100% algodão, pode me entender.
Não é de dar água na boca e comichão nas mãos para começar logo a trabalhar com estas lindezas?




 Detalhe das embalagens:

frente

verso

 frente
 
  verso
E esta renda? Uau!



Já foram colocados de molho para tirar as marcas do tempo.

Com direito a segurança e atenção do Quiron e Fubá.


Breve voltarão, limpos, engomados e passados a ferro, novinhos em folha   para enfeitar muitos panos de prato!